Cultura

Território da Arte de Araraquara homenageia Sidney Rodrigues

- Programação gratuita tem início nesta quinta (09) e segue até 09 de junho

O ilustre artista plástico, poeta e professor araraquarense Sidney Rodrigues (1927-2018) é o grande homenageado da 16ª edição do Território da Arte de Araraquara, que tem início nesta quinta-feira, 09 de maio, na Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa, às 19 horas.

Com o tema “Conexões Possíveis” e curadoria da artista plástica Lívia Martucci, a homenagem a Sidney Rodrigues chega em forma de um mapa. É o mapa ilustrado “Araraquara de Sidney Rodrigues”, que traz um mapeamento urbano de suas obras públicas, podendo ser utilizado ao incentivo das Artes, da Cultura, do Patrimônio Artístico e do Turismo em Araraquara.

Entre os 12 destaques, encontram-se as obras como: os 24 painéis da Igreja Nossa Senhora das Graças, “As Ninfas da Fonte” no DAAE e sua última obra Relógio do Sol, na rotatória do Dahma.

Vale destacar que o mapa ilustrado “Araraquara de Sidney Rodrigues” foi desenvolvido Lucas Lima, desenhista, chargista e ilustrador de Araraquara e que publica tiras e ilustrações em vários jornais do País. Lucas ganhou o “Prêmio Abril de Personagens” com “UFFO – Uma Família Fora de Órbita”, gibi publicado pela editora em 2010 e também participou do livro “MSP+50”, livro que homenageou Maurício de Sousa e tem cinco livros editados. É criador da série “Queridos Vizinhos” que é publicada ininterruptamente de 2005 até hoje.

SAIBA MAIS.:  “Indigente”: Praça do Cecap recebe programação da Semana Luís Antonio

Sidney também será homenageado com a exposição “Tradicionalidades e Contemporaneidades”, apresentando uma Sala Especial de Acervos Públicos com suas obras e documentações sobre sua vida e percurso artístico na própria Casa da Cultura. Todo material é oriundo da Prefeitura de Araraquara, por meio dos seguintes espaços: Pinacoteca Mario Ybarra de Almeida, Arquivo Público Histórico Professor Rodolfo Telarolli, Museu da Imagem e Som Maestro José Tescari e Museu do Futebol e Esportes. 

A Casa da Cultura Luís Antonio Martinez Corrêa está localizada na Rua São Bento, 909, no Centro de Araraquara. Toda a programação é gratuita e pode ser conferida no site da Prefeitura de Araraquara.

Conheça mais Sidney Rodrigues – Filho de ferroviário, inicia sua formação em 1943 na Escola Técnica Getúlio Vargas, em São Paulo, onde especializou-se em Desenho de Arquitetura. 

Durante seus anos como estudante na capital, Sidney passa a frequentar os bares da região do Teatro Municipal, onde convivia a vanguarda artística paulistana, é lá onde conheceu Alfredo Volpi e passa a se inspirar no Modernismo. 

Em 1946 decide se dedicar à produção artística, retornando a Araraquara em 1948 quando se matricula na recém reinaugurada Escola de Belas Artes de Araraquara. 

SAIBA MAIS.:  Festa Junina do Assentamento Bela Vista

Aluno de Mario Ybarra de Almeida e Domenico Lazzarini, Sidney Rodrigues  integrou a turma que viria a ser conhecida como os “Ilustres Jovens de Araraquara”, ao lado de Francisco Amêndola e Judith Lauand. Em 1952 Sidney participa ao lado de seus colegas de uma exposição coletiva no Museu de Arte Moderna de São Paulo, onde tem sua obra aclamada pela crítica.

Após a formatura Sidney assume o cargo de professor de desenho da Escola de Belas Artes de Araraquara. Após o fechamento da EBA continua a lecionar nas escolas da região, profissão que exerceria com paixão por mais de três décadas. 

Além da vocação para as Artes Plásticas e o Ensino, Rodrigues publicou três livros de poesia e escrevia sobre Arte e Educação para o Jornal O Imparcial.

Apaixonado por sua terra natal, Rodrigues deixou seu legado em Araraquara, com diversas obras e monumentos públicos, além de pinturas, afrescos, desenhos e projetos arquitetônicos que podem ser encontrados nos museus da cidade.

Programação gratuita

Baixe o APP #ACONTECEARARAQUARA e saiba mais .:
Google Play.
https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.app.gpu1129280.gpu930f977916388b759175661dc2585595

App Store
https://itunes.apple.com/br/app/id1436752882

x