Educação

Alunos de Direito acompanham mesa de debates com convidados internacionais

Atividade foi realizada nesta terça, dia 26, na unidade I da universidade

Nesta terça-feira, dia 26 de fevereiro, alunos do curso de Direito da Universidade de Araraquara – Uniara acompanharam uma mesa de debates ministrada por professores italianos, por meio do grupo de estudos “Dialogando com a Academia” e da coordenadoria de extensão da graduação. As atividades foram realizadas na unidade I da Uniara.

O doutor em Ciências Políticas pela Universidade de Sassari, na Itália, e pesquisador na Faculdade de Direito de Rouen, na França, Salvador Piliu, explanou sobre “As comunidades intencionais: análise jurídica e sócio-antropológica. O caso de Damnhur”.

“Ele abordou, em sua palestra, uma comunidade alternativa cujos moradores seguem normas internas, reconhecidas pela Itália, mas que estão subordinadas às leis e à constituição do país. Foi um estudo antropológico, sociológico e constitucional sobre essa comunidade, sendo que há, no Brasil, situações semelhantes”, relata o membro dos cursos de extensão de Direito da Uniara, Fernando Rugno.

SAIBA MAIS.:  Saeb avaliará creches e terá prova de ciências para ensino fundamental

Em seguida, a professora associada de Direito Romano da Universidade de Sassari e coordenadora do curso trienal da Faculdade de Sassari, Rosanna Ortu, falou sobre a ”Mulher proprietária de navio no período imperial romano: a vestale máxima Flavia Publicia”.

“A palestra também foi interessantíssima. A docente explanou sobre o poder da mulher no império romano, sendo que sempre estudamos que ela não tinha direitos e era até mesmo considerada objeto. A sacerdotisa Flavia Publicia tinha dotes com os quais ajudava Roma por meio de navios mercantes que forneciam alimentos à cidade. Ela tinha status como os homens. Foi algo histórico e, com essa pesquisa, a ministrante escreveu um livro que mostrava o empoderamento da mulher naquela época”, destaca Rugno, que finaliza: “as palestras dos dois italianos foram um sucesso”.

SAIBA MAIS.:  Saeb avaliará creches e terá prova de ciências para ensino fundamental

A mesa de debates, que contou com o apoio cultural da Uniara, teve como debatedores e tradutores o professor da USP, Alessandro Hirata, e a coordenadora do “Dialogando com a Academia”, Sara Corrêa Fattori.