Política

Aniversário da Acácia marca sanção da lei do Dia Municipal do Catador

Reconhecimento mais que merecido.

O prefeito Edinho sancionará na próxima segunda-feira (12), a lei municipal que institui o Dia Municipal do Catador de Materiais Recicláveis. A data será formalizada durante as comemorações do 17º aniversário da Cooperativa Acácia, que aproveitará a ocasião para celebrar o 1º Dia Municipal do Catador. A atividade acontecerá às 8h, na sede da Acácia.

A Lei Municipal nº 9.411, de 9 de novembro de 2018, foi uma iniciativa vereador Edio Lopes (PT) e inclui no Calendário Oficial de Eventos do Município de Araraquara o “Dia Municipal do Catador de Materiais Recicláveis”, a ser comemorado anualmente no dia 12 de novembro.

A formalização da data considera o papel fundamental desempenhado pelos catadores ao longo da cadeia produtiva e garante um espaço para a reflexão e o debate sobre essa atividade econômica, social e ambiental, que deve continuar na agenda dos setores público e privado da cidade.

Ao longo dos anos, essa atividade tem gerado inúmeras oportunidades para trabalhadores desempregados que atuam na reintrodução de resíduos sólidos no ciclo produtivo, gerando renda e poupando recursos naturais.

Acácia

A Cooperativa Acácia foi fundada em 17 de novembro de 2001, durante a primeira gestão do prefeito Edinho, por Helena Francisco da Silva. Helena fazia parte de um grupo de 40 catadores que tiravam do lixão o sustento de suas famílias.

Desde 2006, a Acácia é a principal responsável pela coletiva seletiva na cidade. Atualmente, são mais de 170 cooperados que formam uma das melhores cooperativas de recicláveis do Brasil. No ano passado, em média, foram 417 toneladas de materiais recicláveis coletadas por mês.