Sem categoria

Araraquara integra iniciativa global de educação da Amazon Web Services

Seis instituições da cidade aderiram ao programa de formação AWS Educate, que acelera o aprendizado relacionado à nuvem

A Prefeitura de Araraquara e a Amazon Web Services (AWS), plataforma em nuvem mais abrangente e amplamente adotada no mundo, lançam nesta quarta-feira (28) no município o programa AWS Educate, que oferece aos seus usuários acesso gratuito ao conteúdo de aprendizagem e aos serviços da AWS criados para gerar conhecimento e habilidades em computação na nuvem. O lançamento acontece às 14h30, no Auditório do IFSP (Instituto Federal de São Paulo).

A iniciativa marca o início de um “polo de nuvem” na cidade. Para isso, a AWS está disponibilizando um valor de US$ 100 mil em créditos para o desenvolvimento de projetos em Araraquara. A expectativa é a formação inicial de 1.000 alunos nas instituições de ensino da cidade. Além do IFSP, já aderiram ao programa Fatec (Faculdade de Tecnologia), Faculdades Logatti, Uniara, Etec Profª. Anna de Oliveira Ferraz e Itec (Instituto Tecnológico de Araraquara e Região).

O programa AWS Educate é uma iniciativa global da AWS que propicia o aperfeiçoamento de habilidades em tecnologia na nuvem. O programa busca apoiar professores e alunos para trabalharem em nuvem, disponibilizando 12 caminhos de carreira por meio de cursos e créditos profissionais para o desenvolvimento de projetos. Os cursos são traduzidos para o português e têm uma média de 30 a 40 horas com projeto final e avaliação.

A coordenadora do Trabalho e Economia Criativa e Solidária, Camila Capacle Paiva, ressalta o papel articulador da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico entre a AWS e as universidades, instituições de ensino e empresas locais, pensando na importância do fomento da cultura digital como um campo de trabalho promissor em Araraquara.

“Em Araraquara nós temos uma variedade e grande qualidade de instituições e cursos na área de tecnologia da informação, assim como temos muitas empresas. A união desses campos com o apoio do poder público local é capaz de gerar um ecossistema que propicie formação, emprego, desenvolvimento econômico, inovação tecnológica e novos modelos de negócios”, explica Camila.

No evento de lançamento do programa estarão presentes instituições participantes, empresários, professores, alunos e os representantes da AWS: a norte-americana Abby Daniell, gerente de desenvolvimento de negócios para América Latina, Canadá e Caribe, e Paulo Cunha, diretor de Public Sector para a América do Sul.

Abby explica que o AWS Educate busca acelerar o aprendizado relacionado à nuvem. Nos próximos dez anos aumentará uma demanda por habilidades mais técnicas de TI, particularmente em torno do machine learning e computação em nuvem. A AWS busca ajudar a reduzir esse gap educacional por meio de programas como o AWS Educate, o portal acadêmico para a próxima geração de profissionais de TI e nuvem, que fornece desenvolvimento gratuito de habilidades para centenas de milhares de estudantes do ensino superior em todo o mundo.

Para outras informações sobre o AWS Educate, acesse:

 https://aws.amazon.com/pt/education/awseducate/