Câmara Municipal Obras

Araraquara terá novas canaletas para escoamento de águas das chuvas

Obras

Afirmação é da secretária de Obras, que informou, em reunião com a vereadora Thainara Faria, que processo de licitação será iniciado em breve

Na semana passada, a vereadora Thainara Faria (PT) esteve na Secretaria Municipal de Obras e Serviços, conversando sobre vários problemas da cidade com a nova secretária, a engenheira civil Ana Padilha.

A secretária assumiu a pasta no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, o que considera “um ótimo presságio”. Ana está tendo a sua segunda experiência no setor público – a primeira foi a diretoria de Gestão Ambiental do Departamento Autônomo de Água e Esgotos (Daae) –, depois de vários anos atuando na área de gestão de obras e projetos, execução, coordenação e supervisão das etapas do processo construtivo das obras, bem como elaboração de laudos e vistorias, manutenção e assessoria em edificações. Ela também é pós-graduanda em Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos.

“As dinâmicas, os tempos, são outros. É outro olhar, literalmente, outro mundo. Estou absorvendo muita coisa. Sei que será um desafio, mas estou animada”, garante a secretária. “Tenho conversado com todos os fornecedores, os executores das obras, todas as empresas que estão trabalhando com a Prefeitura. Também estou ouvindo as demandas dos vereadores.” Um dos principais pontos que a Secretaria pretende enfrentar é a pavimentação das ruas da cidade. “Também vamos entrar com o Prefeitura nos Bairros, mas tudo seguirá o cronograma do combate à dengue, que tem prioridade nesse momento”, adianta.

SAIBA MAIS.:  Alienação parental – Causídico pontua graves consequências na formação de gerações futuras

Pessoa do ‘sim’

O encontro não se tratou apenas de uma visita de cortesia. Após dar as boas-vindas e fazer votos de uma boa gestão à nova secretária, Thainara aproveitou a ocasião para apresentar a Ana uma série de indicações que seu gabinete já havia encaminhado ao setor. “Algumas estão paradas há muito tempo. Outras receberam respostas, mas não foram concretizadas, e os munícipes continuam nos procurando”, explica Thainara.

“Uma questão urgente na cidade é a construção de canaletas. São muitos pontos de alagamento ao redor da cidade, simplesmente porque a água da chuva não tem escoamento adequado. Isso sem contar os locais em que empoça, tornando-se criadouro do mosquito Aedes aegypti”, observa a parlamentar.

Vias de vários bairros foram apontadas pela vereadora, entre eles Jardim Victório de Santi II, Jardim Santa Lúcia, Jardim do Bosque, Vila Gaspar, Jardim América e Parque Gramado II. “Também estamos solicitando a implantação de canaletas em todo o bairro Portal das Laranjeiras. Os moradores do local precisam fazer ‘caminhos’ com a terra para desviar as grandes enxurradas, que vão diretamente às residências. Vale ressaltar que essa é apenas uma alternativa para amenizar as grandes enxurradas e o aumento dos buracos em todo o bairro”, acrescenta.

SAIBA MAIS.:  CER ‘Professora Honorina Comelli Lia’ passa por reformas

Ana informou que a Secretaria já está programando licitações para a construção de canaletas na cidade.

Outros temas abordados durante a reunião foram demandas de asfaltamento, recapeamento, tapa-buracos e calçamento. A secretária mostrou-se receptiva às solicitações. “Vou fazer o melhor possível. Não sou uma pessoa do ‘não’, sou do ‘sim’, esse é o meu lema. Se recebo uma demanda, vou correr atrás. Posso até não conseguir, mas, com certeza, vou tentar solucionar todos os problemas que me forem apresentados.”

Thainara colocou seu gabinete à disposição da Secretaria. “É importante que os poderes trabalhem em conjunto para atender às necessidades dos munícipes”, conclui.