Cultura

Árvore de Natal do Paço Municipal é remodelada e será inaugurada nesta quinta (06)

Programa EcoMagia envolveu o uso de material reciclado (12 mil garrafas pets) e de mão de obra de pessoas em situação de vulnerabilidade

Nesta quinta-feira, 06 de dezembro – data que o comércio passa a ficar aberto até às 22 horas – todos estão convidados a prestigiarem o lançamento da enorme árvore de Natal que há anos enfeita o Paço Municipal, no centro da cidade. O lançamento será às 20 horas, em frente à Prefeitura e contará com a participação do Coral do PIIS (Programa de Incentivo à Inclusão Social) – Frentes da Cidadania e da Orquestra Jovem.

A árvore chega totalmente remodelada por meio do projeto EcoMagia, realizado pela Prefeitura de Araraquara – por meio das Secretarias da Cultura-Fundart, da Comunicação, do Trabalho e do Desenvolvimento Econômico via a Coordenadoria do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, da Assistência Social por meio dos CRAS. Trata-se de uma iniciativa proposta pelo mandato da vereadora Juliana Damus.

Através da estrutura já existente, o projeto EcoMagia repaginou a árvore, resultando em uma “nova” árvore toda confeccionada com material reciclado por meio do trabalho de pessoas em situação de vulnerabilidade. O projeto uniu reciclagem e geração de renda para a decoração do Natal da cidade, reverberando o espírito da solidariedade, da criatividade e do consumo consciente.

Foram utilizadas 12 mil garrafas pets, verdes e transparentes, adquiridas via Cooperativa Acácia. Todo o material passou por um processo de higienização em que foram lavadas para enfeitar os quase 12 metros de altura do enfeite natalino do Paço Municipal. O resultado são flores bico-de-papagaio e muitas estrelas cobrindo o adorno de Natal. Vale lembrar que a árvore é instalada no Paço Municipal desde 2014 e é um ponto de referência para selfies neste período de dezembro.

Gabriela Palombo, coordenadora de Cultura e uma das organizadoras do projeto, lembra que o EcoMagia veio de uma sugestão da Câmara Municipal, por meio da vereadora Juliana Damus, a fim de trabalhar a reciclagem na decoração natalina. “Para essa missão, a Cooperativa Acácia convidou a artista plástica Masa de Almeida, que também já almejava um projeto com as mesmas características, o que viabilizou a execução”.

O produto final do projeto poderá ser conhecido nesta quinta, data que o comércio passa abrir até às 22 horas. Gabriela acredita que o resultado é uma decoração bonita, que vai chamar a atenção dos transeuntes e enfeitar a cidade. “Porém, mais do que isso, o que importa de fato é o processo que promove a economia criativa, criando oportunidade para as pessoas aprenderem um ofício e se capacitarem para outras atividades, para fora do serviço formal. Além disto, o que seria lixo, se tornou um produto diferenciado e bonito, e também possibilitou a geração de renda”, aponta.

“Muita gente se uniu para fazer esse trabalho e o resultado está incrível. Eu adoro transformar e mostrar que as pessoas têm essa capacidade: de se transformar e transformar as coisas. Além de transformar o material, estamos transformando vidas. Trabalhei com 20 mulheres e todas elas estavam desempregadas. Nosso papo durante o trabalho sempre era para elevar a autoestima”, conta Masa.

Camila Capacle, coordenadora do Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, aponta que para o trabalho foram mobilizados dois grupos de mulheres por meio do programa Território em Rede. Cada um deles com dez mulheres e com quatro horas de trabalho diário cada. Os grupos se revezaram: um pela manhã e o outro à tarde. De acordo com a coordenadora, o projeto tende a crescer no próximo ano. A ideia é enfeitar o Centro todo, envolver mais mulheres e ter trabalho durante todo o ano para os grupos participantes.

A vereadora Juliana Damus acredita muito no projeto e no sucesso entre as mulheres participantes. “Com o EcoMagia, além da nossa cidade entrar no clima natalino e ficar mais bonita, conseguimos reciclar materiais que são descartados, capacitar pessoas para que tenham renda e também fomentar o turismo. Sem contar que as pessoas que participaram das oficinas estavam desempregadas e foram remuneradas”.

💻 Baixe o APP ACONTECE e saiba mais.:

📲 Google Play .: https://goo.gl/TqJWYK

📲 App Store .: https://goo.gl/P6aLmD