Brasil

As dez maiores tretas entre Rodrigo Maia & Bolsonaro

Uma trégua entre Executivo e Legislativo foi selada na última quinta-feira (28), pelo menos nos discursos do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e o da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia...

Uma trégua entre Executivo e Legislativo foi selada na última quinta-feira (28), pelo menos nos discursos do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), e o da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Ainda na véspera, na noite de quarta (27), Maia havia declarado o desejo de encerrar as hostilidades e que era necessário “cuidar do Brasil” e da reforma da Previdência. No dia seguinte, pela manhã, Maia era esperado em uma solenidade do Superior Tribunal Militar (STM), à qual compareceram Bolsonaro e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). Maia não apareceu, mas o presidente chamou a crise de “chuva de verão” e deixou um recado de reconciliação. “Página virada, um abraço ao Rodrigo Maia. O Brasil está acima de tudo, vamos em frente”, disse o presidente.

Com as falas, os chefes de dois dos Poderes da União tentam amenizar um clima de animosidade que se arrastou por uma semana. Relembre os episódios:

SAIBA MAIS.:  Bolsonaro deve escolher ministros do TSE a partir de lista tríplice

01
Na última quarta (27/03), em entrevista à TV Band, Bolsonaro fez uma referência velada à prisão do ex-ministro Moreira Franco, padrasto da mulher de Maia. O deputado não deixou sem resposta:

02
No mesmo dia, mais cedo, o confronto havia começado por parte de Maia:

03
Bolsonaro e Maia haviam acusado-se mutuamente de estarem de “brincadeira”

04
Outra fala de Maia foi respondida em entrevista ao jornalista José Luiz Datena, da Band

05
Na sexta passada, enquanto estava no Chile, Bolsonaro havia comparado Maia a uma “namorada” com quem é preciso dialogar. O presidente da Câmara rebateu:

06
A uma crítica de Maia sobre o Brasil estar “sem governo”, Bolsonaro apelou novamente para a “situação pessoal” do parlamentar

SAIBA MAIS.:  Mega-Sena, concurso 2.145: ninguém acerta as seis dezenas e prêmio vai a R$ 105 milhões

07
A discussão também passou sobre a diferenciação que o presidente tem feito entre a velha e a nova política. Líderes partidários têm reclamado com Maia de estarem sendo rotulados por Bolsonaro.

08
Quando Maia conclamou o país a “sair do Twitter”, o presidente tentou ser diplomático

09
Maia fez insinuações de que Bolsonaro estaria buscando deixar o desgaste com a reforma da Previdência nas mãos dos congressistas

10
A origem do conflito havia girado em torno da reforma: enquanto Bolsonaro põe na berlinda o conceito de “articulação”, sugerindo intenções pouco republicanas, Maia tenta deixar claro que, sem diálogo, o presidente não terá condições de governar

 

The post As dez maiores tretas entre Rodrigo Maia & Bolsonaro appeared first on Congresso em Foco.

0 comentário em “As dez maiores tretas entre Rodrigo Maia & Bolsonaro

Deixe um comentário