Basquete

Basquete | ABA/Fundesport estreia neste domingo

Com entrada gratuita ao público, o time de basquete adulto masculino enfrenta o Unifae

Após sete anos ausente das competições nacionais, o basquete masculino adulto de Araraquara está de volta ao cenário paulista e brasileiro. A volta ocorre seis meses depois do basquete feminino, que retornou no segundo semestre de 2018, com a equipe do Sesi Araraquara.

Neste domingo (10), a partir das 11h, no Ginásio de Esportes Castello Branco, o Gigantão, com entrada gratuita, a torcida poderá ver o time da ABA/Fundesport em ação contra o Unifae, de São João da Boa Vista, na abertura do Campeonato Brasileiro.

Segundo o treinador da equipe,  Fábio Apolinário, a expectativa pela volta é bastante positiva, apesar da juventude de grande parte do elenco e da ausência de pré-temporada.

Apolinário acrescenta que o retorno do basquete masculino de Araraquara ao Campeonato Brasileiro simboliza um momento de felicidade.

“Araraquara tem tradição e uma história muito bonita no basquete. Por isso essa equipe vai jogar com muita garra para também escrever sua história”, ressalta Fábio.

Para um dos atletas mais experientes do time, o ala Júlio Toledo, o mais importante agora é buscar a união do grupo para surpreender os adversários durante as competições.

“Como atleta mais velho da equipe, tenho que procurar ser um líder dentro e fora de quadra, não só para cobrar, mais também para incentivar os mais jovens”, explica Toledo, que já passou por vários outros clubes, jogando, inclusive, nos Estados Unidos.

Participação

Segundo a Confederação Brasileira de Basketball (CBB),  o Campeonato Brasileiro de Clubes Masculino 2019 terá a participação de oito times – quatro do Estado de São Paulo, dois do Estado do Paraná e outros dois de Santa Catarina.

São estas as equipes: ABA/Fundesport, Cravinhos Basketball, Liga Sorocabana de Basquete e Unifae/São João da Boa Vista, de São Paulo; Novo Basquete Ponta Grossa e São José dos Pinhais, do Paraná; e Brusque Basquete e Blackstar Basquete, de Santa Catarina.

Conforme o regulamento, na fase inicial da competição as equipes jogarão entre si, em turno e returno, e as quatro melhores classificadas avançam para as etapas finais.

x