Cultura

Choro das Águas tem banda Manaska e Balaio Cia. das Artes

Baixe o APP ACONTECE

O Choro das Águas, na Praça do Daae-Fonte Luminosa, apresenta neste domingo, 11 de novembro: a banda Manaska e o seu ska, a Balaio Cia. das Artes com a contação de histórias “Estandarte da Brincadeira”, além da Feira de Artesanato com novidades para o final do ano.

Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, em parceria com o Daae, o programa tem início com a Feira de Artesanato, às 16 horas, reunindo artesãos e artistas com produtos diferenciados e ótimas opções para presentear. A ideia é estimular a economia criativa e incentivar as pessoas a comprarem de quem faz. Também às 16 horas, o grupo Estandarte da Brincadeira, chega para animar as crianças com contação de história e atividades de recreação.

Contação de histórias, brincadeiras e atividades de arte-educação integram o programa com o grupo Balaio Cia. das Artes, que realiza um “Estandarte da Brincadeira” – um cortejo musical onde artistas e público se mesclam numa folia de atividades divertidas, resgatando cantigas e brincadeiras populares durante o seu percurso.

“Estandarte da Brincadeira” apresenta músicas acumulativas que envolvem a plateia, chapéu de jornal feito na hora como figurino, instrumentos de som artesanais para quem quiser acompanhar as músicas e brincadeiras de rodas que movimentam e convidam o povo para acompanhar o bloco que carrega no alto a única regra: brincar. Balaio Cia. das Artes conta com os seguintes atores: Marcela Barbosa, Lidiane Cortez, Sabrina Rocco, Ria Santos e Seginho Petroni.

A partir das 17h30 tem início o show da Manaska, banda que vem promovendo e difundindo a cultura musical do gênero Ska e de suas vertentes. Os músicos, durante o show, traçam um panorama do Ska, proporcionando conhecimento com relevantes informações musicais deste ritmo.

O nome “Manaska” surge da junção de “Mana” e “Ska”. “Mana” é o conceito de energia vital inerente a todos os seres vivos, enquanto “Ska” é o ritmo jamaicano, surgido no final da década de 1950, e que combina elementos caribenhos – como o mento e o calipso – e estadunidenses, como o jazz, jumpblues e rhythm and blues.  

Formado em 2017, o projeto Manaska apresenta músicas autorais (do primeiro álbum, “Manaska”) e músicas que influenciam e fundamentam o projeto da banda, com bandas brasileiras que trazem em seus álbuns o Ska como segmento complementar. É o caso de: Os Paralamas do Sucesso, Utraje a Rigor, Skank, Natiruts, Cidade Negra, Armandinho, Onze:20, Charlie Brown Jr. e Titãs.

A banda conta com: Fabio Santos (vocalista, guitarrista e compositor), Thiago Rimoldi (baixista), Higor Figueiredo (tecladista), Anderson Roncada (baterista e backing vocal), Thiago Estevão (trompetista e backing vocal), Matheus Rangel (guitarrista),Rômulo Dias (trombonista).

Toda a programação do Choro das Águas é gratuita. A Praça do Daae está localizada na Fonte Luminosa, à Av. Bento de Abreu, próxima ao Gigantão.

💻 Baixe o APP ACONTECE e saiba mais.:

SAIBA MAIS.:  Obra de produtor audiovisual será exibida em Portugal

📲 Google Play .: https://goo.gl/TqJWYK

📲 App Store .: https://goo.gl/P6aLmD