Política

Continuam obras de melhorias na ETE Araraquara

Daae também aguarda a liberação de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para dar início a dragagem do lodo

O superintendente do Daae, Donizete Simioni, esteve na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Araraquara, nesta quinta-feira (18), junto ao diretor Técnico Operacional, José Braz Scognamiglio, a diretora de Gestão Ambiental Kátia de Matteo e os gerentes Weverton Campos Nozela, Tratamento de Água e Esgoto e Artur de Lima Osório, Fiscalização e Licenciamento Ambiental, para verificar o andamento da recolocação dos aeradores reformados na Lagoa 1 e a estação de tratamento de lodo, em fase de testes.

SAIBA MAIS.:  Inscrições abertas para o processo seletivo público da Fungota

Ao todo, quatro aeradores da lagoa 1 foram reformados e recolocados pela equipe da Gerência de Manutenção Eletromecânica. Além disso, por meio de licitação, o Daae adquiriu dez novos aeradores para a lagoa 2, além de novos cabos e suportes de sustentação. Os serviços e os materiais estão estimados em R$ 1,25 milhão. 

O Daae também aguarda a liberação de recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) para dar início a dragagem do lodo. O projeto consiste na remoção de 40 mil m3 de lodo de cada lagoa de sedimentação. A licitação está concluída e uma empresa especializada foi contratada para realizar o serviço por R$ 2, 6 milhões.

SAIBA MAIS.:  Agentes de trânsito recebem motocicletas zero quilômetro e equipamentos

Desde que a atual administração assumiu, foram realizadas muitas melhorias na ETE Araraquara como: a instalação de duas peneiras com espaçamento de 3 mm e roscas helicoidais, no tratamento primário; recuperação da estrada de acesso; recuperação e reposição de equipamentos; reforma de aeradores, entre outras.

“Tem sido prioridade a recuperação da estação. O que vem sendo realizado objetiva melhorar o tratamento do esgoto, para atender aos órgãos ambientais”, disse Simioni.

x