Política

Daae realiza I Encontro Intermunicipal de Educação Ambiental

...

 

O Daae, por meio da Gerência de Gestão Ambiental e Sustentabilidade/Diretoria de Gestão Ambiental, realiza, no dia 1 de junho, o I Encontro Intermunicipal de Educação Ambiental “Desafios da Educação Ambiental’’, às 8h, na Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec). A atividade faz parte da programação do cinquentenário do Daae.

O encontro visa permitir o diálogo, apresentando ações de sucesso e elencando os desafios de se fazer educação ambiental em diferentes territórios. A proposta de promover encontros intermunicipais de educação surgiu pela mobilização entre municípios parceiros e participantes do Programa Município Verde Azul (PMVA), desenvolvido e coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (Sima). “A educação ambiental é uma ferramenta importante e necessária para permitir a articulação entre diferentes atores, promover a sensibilização, a conscientização e a mobilização visando a mudança de hábitos da sociedade”, disse Simone Cristina de Oliveira, gerente de Gestão Ambiental e Sustentabilidade.

Neste primeiro encontro, serão traçadas as diretrizes para próximos eventos, possibilitando a integração dos diferentes setores da sociedade. “Assim sendo, a criação deste encontro servirá para evidenciar diferentes linhas de atuação como capacitações, campanhas educativas, educação ambiental em unidades de conservação, programas e projetos formais e não formais, entre outras atividades”, completou Simone.

O encontro deverá ocorrer, anualmente, tendo a cada ano um município como sede, Araraquara será o primeiro município a sediar o encontro. Estarão presentes no evento, representantes dos municípios de Agudos, Barra Bonita, Boraceia, Borebi, Dois Córregos, Iacanga, Ibitinga, Itapuí, Jau, Lençóis Paulistas, Macatuba, Piratininga, Reginópolis, Sabino, São Carlos e Torrinha.

A programação deste I Encontro contará com palestra, oficina e uma mesa redonda entre alguns municípios. Na palestra, o coordenador do PMVA, José Valter da Silva Figueiredo, apresentará questões relacionadas à Educação Ambiental atinentes às diretrizes do Programa. Na execução da oficina, uma especialista em educação ambiental abordará o tema dos saberes populares e sua interface com a educação ambiental e por fim, quatro municípios, previamente definidos, participarão de uma mesa redonda, apontando ações positivas desenvolvidas.

 

Programação

8h – Inscrição, retirada de material e receptivo/coffee;
8h30 – Abertura – Mesa de abertura;
9h – Palestra “Desafios da Educação Ambiental” com José Walter Figueiredo da Silva (Coordenador do Programa Município Verde Azul (PMVA)- Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SIMA);
10h15 – Oficina de Educação Ambiental “A natureza como resgate dos saberes populares e o caminho da saúde” – com Denise Haddad (Especialista em Educação Ambiental);
11h30 – Mesa Redonda Intermunicipal (Experiências Exitosas em EA);
12h30 – Deliberações:
– Escolha do município sede para o próximo encontro;
– Apresentação do Compêndio Digital.

 

Serviço
Evento: Encontro Intermunicipal de Educação Ambiental – “Desafios da Educação Ambiental “ – Palestrante: José Valter da Silva Figueiredo – coordenador do Programa Município Verde Azul.
Dia: 1º de junho
Hora: 8h às 14h
Local: FATEC – Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo
Endereço: R. Precide São Martim, 126 – Jardim Santa Clara.

Redação

SAIBA MAIS.:  Capitalização da Previdência fica para segundo semestre, diz Maia

0 comentário em “Daae realiza I Encontro Intermunicipal de Educação Ambiental

Deixe um comentário

x