Política

Daae recebe visita de representante da Agência Nacional das Águas

Agência está desenvolvendo o Atlas Brasil...

O Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) recebeu na terça-feira (14) a visita do engenheiro Guilherme Hamana Sutti, representante da Agência Nacional de Águas (ANA), que está desenvolvendo o Atlas Brasil – Abastecimento Urbano de Água. O projeto foi lançado em 2010 como uma consolidação de estudos desenvolvidos desde 2005 e o Daae forneceu informações que integrarão o Atlas.
O engenheiro Fernando Lourencetti, gerente de Planejamento, e Welington Rocha dos Santos, gerente da Controladoria, receberam o representante da ANA e forneceram as informações requisitadas. Segundo ele, quando o projeto começou, teve como objetivo analisar e aperfeiçoar a oferta de água para sistemas de abastecimento público das sedes municipais brasileiras. O resultado do trabalho indicou a necessidade de investimentos, estimados, a preços de julho de 2010, em R$ 22,2 bilhões para melhorar a oferta de água a 139 milhões de habitantes até 2025. Os resultados deste estudo estão disponíveis no endereço eletrônico www.ana.gov.br/atlas.
“Como o horizonte de planejamento daquele trabalho era o ano de 2025 e considerando que desde seu lançamento ocorreram alterações de mananciais e de infraestrutura dos sistemas de produção de água de diversas sedes municipais, seja em função da ampliação de atendimento, seja em resposta a eventos de seca, fez-se necessária a atualização de tais informações”, explicou Lourencetti.
Assim, no dia 21 de agosto de 2018, a ANA firmou o Contrato no 030/ANA/2018 com o Consórcio ENGECORPS/TPF/PROFILL, com o objetivo de realizar a atualização da situação atual de oferta de água (mananciais e infraestrutura dos sistemas produtores) para abastecimento público das 5570 sedes municipais brasileiras.
“Além disso, o trabalho visa a identificar projetos existentes e ampliar o conhecimento sobre soluções alternativas que possam conferir maior segurança hídrica (qualitativa e quantitativa) aos sistemas produtores de água, considerando o atendimento das demandas atuais e projetadas para o ano de 2025, 2035 e 2050”, disse. Vislumbra-se com essa atualização, também, o desenvolvimento de análises em torno da sustentabilidade do crescimento das regiões metropolitanas. Nesse aspecto, a oferta hídrica e a crescente interdependência dos mananciais poderão impor às áreas estudadas limites ao crescimento econômico, cabendo considerar a possibilidade de ajustes no planejamento regional e seus vetores de desenvolvimento, em busca de harmonia entre a oferta e a demanda por recursos hídricos e seu rebatimento no uso e ocupação do solo.
“Nesse sentido, o Daae Araraquara colaborou e deu apoio aos técnicos do Consórcio, com o fornecimento dos dados e informações necessárias, tendo em vista que estes subsidiarão uma importante ferramenta para o acompanhamento da situação dos sistemas de abastecimento de água e proposição de novos investimentos”, finalizou. Cabe salientar, que no trabalho e diagnóstico realizados em 2010, o sistema de abastecimento urbano de água de Araraquara apresentou-se satisfatório, os resultados para o município podem ser vistos no endereço eletrônico http://atlas.ana.gov.br/atlas/forms/analise/Geral.aspx?est=6

Redação

SAIBA MAIS.:  Governo cria Conselho Brasil-OCDE e revoga centenas de decretos

0 comentário em “Daae recebe visita de representante da Agência Nacional das Águas

Deixe um comentário

x