Educação

Docentes de Odontologia apresentam trabalhos no 23º Congresso do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística

As professoras Cristina Magnani Felicio, e Patricia Aleixo dos Santos

Evento foi realizado entre os dias 6 e 8, no rio de Janeiro

As professoras do curso de Odontologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Patricia Aleixo dos Santos Domingos e Cristina Magnani Felicio, apresentaram trabalhos no “23º Congresso do Grupo Brasileiro de Professores de Dentística – GBPD”, realizado entre os dias 6 e 8 de junho, no Rio de Janeiro.

Cristina Magnani Felicio, e Patricia Aleixo dos Santos

Patricia apresentou a pesquisa da qual é orientadora, “Influência do clareamento e do manchamento sobre a morfologia superficial de dentes bovinos”, Trabalho de Conclusão de Curso da egressa Lilian Ferreira Del Duca e que tem como coorientadora Patrícia Petromilli Nordi Sasso Garcia. “O estudo foi realizado com o intuito de observar o efeito do consumo de bebidas ou alimentos com pigmentos escuros na recidiva da cor do dente clareado pela técnica de clareamento dental caseiro”, explica a docente.

SAIBA MAIS.:  XVII Semana de Psicologia da Uniara começa nesta segunda, dia 17

Ela menciona que “o açaí foi o alimento responsável tanto pela maior pigmentação pós-clareamento, quanto pela alteração da superfície do esmalte dental estudado, que apresentou mais erosões superficiais quando comparado ao consumo do café e do molho de soja”.

Já Cristina é orientadora do estudo “Análise da perda de massa de resinas Bulk Fill após serem submetidas a ataque erosivo em simulador de boca artificial”, de autoria da estudante Jéssica Luciana Thomazzi e da egressa Thaís Piragine Leandrin. “As resinas Bulk Fill são recentes no mercado. Utilizamos duas delas e duas convencionais com dois fotopolimerizadores, fizemos testes e levamos esses materiais para uma boca artificial, que simula erosão com alimentação ácida. O objetivo foi avaliar a perda de massa das resinas”, detalha.

SAIBA MAIS.:  Total médio de anos de estudo cresce no Brasil, diz pesquisa do IBGE

Como conclusão, a pesquisa aponta que “as resinas compostas Bulk Fill apresentaram menor percentual de perda de massa do que a resina convencional, assim como quando se utilizou o aparelho fotopolimerizador Valo que, independentemente da resina, promoveu menor perda percentual de massa”.

A participação no “23º GBPD”, de acordo com Patricia, “foi de suma importância para a atualização sobre as novas pesquisas realizadas na área de dentística, assim como a experiência de debates sobre o ensino da Odontologia na atualidade”.

x