Educação

Evento reúne polos de Araraquara e São Carlos

Encontro contou com representantes da Educação de 38 cidades da macrorregião

A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de São Paulo (Undime/SP) cumpriu a 13ª etapa do Giro São Paulo em encontro realizado nessa quinta-feira (28), no auditório do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, na zona oeste de Araraquara.

O evento contou com secretários e equipes técnicas pedagógicas das Secretarias de Educação das 38 cidades integrantes da macrorregião 9 do Estado. As cidades pertencem aos polos de Araraquara e São Carlos.

A secretária Municipal da Educação, Clélia Mara dos Santos, que também é coordenadora da Macro, recepcionou os participantes e destacou a importância do encontro “por possibilitar o diálogo e troca de informações e experiências entre as secretarias, bem como, por meio da formação oferecida, qualificar a construção do planejamento pedagógico na secretaria e nas escolas”.

“Um encontro da Undime nos polos e macros também possibilita que saibamos das articulações, mobilizações e parcerias da entidade em prol da educação básica pública de qualidade. Articulações importantes para o regime de colaboração e também para que fiquemos atualizados sobre as discussões em torno do financiamento da educação, isto porque necessitamos de novos recursos para cumprir as metas e diretrizes traçadas para a educação na década. O encontro promovido pela Undime é uma oportunidade para que o coletivo dos dirigentes da Educação possa refletir e tomar posição sobre esses e outros assuntos de interesse da educação pública”, afirmou a secretária.

SAIBA MAIS.:  Saeb avaliará creches e terá prova de ciências para ensino fundamental

O presidente da Undime de São Paulo, Luiz Miguel Garcia, ao falar sobre o encontro Giro São Paulo, tratou da importância do fortalecimento regional, do levantamento de necessidades e demandas das secretarias municipais, da elaboração do plano de trabalho para o ano e construção das metas e projetos de ação, das políticas de  formação que espelhem as necessidades dos polos e macros, e também abordou a questão dos recursos destinados a manutenção do ensino e valorização dos profissionais da educação no ano em que se discutirá a continuidade ou não do FUNDEB (Fundo Nacional de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) e suas receitas, per capita e etapas e modalidades abrangidas. Neste sentido, enfatizou o dado de que 80% dos municípios dependem quase que unicamente dos repasses e transferências financeiros do Estado para sustentarem a educação no município, fato que torna o tema financiamento da educação vital para a qualidade e equidade da oferta de educação escolar pelas redes e sistemas públicos de ensino.

SAIBA MAIS.:  Saeb avaliará creches e terá prova de ciências para ensino fundamental

Por fim, o presidente reforçou o convite para participação no Fórum que a Undime promoverá nos dias 11, 12 e 13 de março, em Atibaia, o 29º Fórum Estadual.

A Palestra

A professora Maria Regina Passos, membro do Comitê de Elaboração do Currículo Paulista e Coordenadora de Redação do Currículo da Educação Infantil proferiu palestra sobre a construção do projeto político pedagógico das escolas e a Base Nacional Comum Curricula