ANEWS Política Saúde

Gota realiza campanha de doação de leite humano

Campanha da maternidade neste sábado (18),...

A Maternidade Gota de leite realiza neste sábado (18), das 9h às 17h, no Parque Infantil, a Campanha de Doação de Leite Humano, alusiva ao dia 19 de maio – Dia Nacional de Doação de Leite Humano.

A campanha objetiva mobilizar novas mães doadoras na cidade e na região de Araraquara sobre a importância deste gesto, que a exemplo da doação de sangue pode salvar vidas. Todo leite humano coletado é destinado à amamentação de bebês nascidos de forma prematura na Gota de Leite.

Durante a campanha no Parque Infantil também serão realizadas palestras temáticas, distribuídos panfletos, feitos cadastros de futuras doadoras e serviços de orientação sobre amamentação.

Em entrevista ao programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’, na quinta-feira (16), a nutricionista responsável pelo Posto de Coleta da Maternidade Gota de Leite, Mayara Perna Assoni Alarcon, reforçou a importância da doação.

Segundo Mayara, o Posto de Coleta de Leite Humano de Araraquara, instalado na própria Gota de Leite, atende a recém-nascidos prematuros, ou com algum problema de saúde, da UTI Neonatal da própria maternidade e da UTI Neonatal do Hospital São Paulo, com quem mantém parceria.

O leite humano é priorizado para prematuros de extremo ou baixo peso, que recebem entre um mililitro a 30 mililitros em cada etapa da amamentação, segundo a nutricionista.

“O estoque atual da maternidade permite o atendimento a prematuros, mas o ideal seria ter estoque para atender a todos os bebês da maternidade”, disse Mayara.

 

Motivação

 

Existem vários motivos que impedem uma amamentação normal da mãe de prematuros, como a dificuldade de o bebê sugar o leite normalmente do seio materno.

Neste caso, a própria mãe retira seu leite para ser armazenado no Posto de Coleta para que ela possa atender o próprio filho recém- nascido, já com o leite pasteurizado.

“Por isso, a gente realiza a campanha para estar sempre captando novas doadoras para o Posto de Coleta, já que a maternidade utiliza mais de um litro por dia na amamentação dos prematuros”, acrescentou a nutricionista.

Vale destacar que toda mãe que estiver amamentando normalmente seu filho, diretamente ou através do Posto de Coleta, pode ser doadora, desde que tenha quantidade excedente de leite, seja saudável e apresente seus exames de Pré Natal compatíveis com a doação.

Também é preciso ser soropositivo negativo em HIV, Sífilis e Hepatite B, não consumir álcool e drogas e, se tiver o vício, não fumar mais que dez cigarros por dia e nem fazer uso de medicamentos incompatíveis com a amamentação.

Vale destacar também que todas as mães de Araraquara ou de cidades vizinhas podem ser doadoras de leite humano, desde que atenda a todos esses requisitos.

Ainda segundo Mayara, o Posto de Coleta de Leite Humano de Araraquara é vinculado ao Banco de Leite Materno de Ribeirão Preto, que pausteriza o leite e o devolve para a Gota de Leite e ao Hospital São Paulo.

 

Procedimento

 

A coleta de leite humano é feita a domicilio, embora na primeira vez a mãe doadora tenha que ir à maternidade, de segunda a sábado, das 7h às 18h30, passar por uma triagem, se cadastrar e ser avaliada pela equipe de enfermagem.

“Até para que ela receba todas as orientações de higiene e o kit contendo frasco estéril, gazes e máscara, para o procedimento de coleta em sua própria residência. Esse leite será recolhido pela própria equipe da maternidade e para cada coleta, que pode ser feita, inclusive, no local de trabalho, é entregue um novo kit”.

Ainda de acordo com Mayara Perna Assoni Alarcon, a doação de leite humano é tão importante quanto à doação de sangue, porque também salva vidas.

“O leite humano é o primeiro e principal alimento que o bebê prematuro pode receber, principalmente aquele que não consegue sugar o leite materno. Um litro de leite humano pode salvar até dez bebês numa maternidade”, enfatizou a nutricionista.

 

Ao vivo

 

Vale lembrar que o programa ‘Canal Direto com a Prefeitura’ vai ao ar ao vivo, às 18h30, de segunda a sexta-feira, na página do Facebook da Prefeitura de Araraquara.

Redação

SAIBA MAIS.:  Ciclismo da Fundesport disputa 5ª etapa da Copa Paulista

0 comentário em “Gota realiza campanha de doação de leite humano

Deixe um comentário

x