Política

Instalado redutores de velocidade em Araraquara

Mais lombadas!

Com o objetivo de reduzir a velocidade em vias da cidade com alto risco de acidentes, a Coordenadoria Executiva de Mobilidade Urbana concluiu a implantação de 18 lombadas na semana passada e já iniciou a instalação de lombofaixas.

Os recursos para as obras foram liberados pelo Fundo Municipal de Trânsito (FUMTRAN), cuja arrecadação provém de multas e deve, obrigatoriamente, ser empregada em projetos de engenharia e segurança no trânsito, de acordo com Lei Federal do Código de Trânsito n° 9.503 de 23 de Setembro de 1997.

Foi realizado pregão eletrônico para a escolha da empresa responsável pelo serviço e a contratada foi a Florestana Paisagismo Construções e Serviços. O valor total previsto para o contrato é R$ 2.654.800,00 e, além de lombadas, também consta a implantação de lombofaixas ou travessias elevadas, implantação e remoção de guias e sarjetas, construção de calçadas e rampas para deficientes físicos e reconstituição de pavimentos em Concreto Betuminoso Usinado a Quente, um revestimentos asfálticos mais utilizados nas vias urbanas e rodovias brasileiras.

SAIBA MAIS.:  12ª Conferência Municipal de Saúde defende fortalecimento do SUS

De acordo com Nilson Carneiro, Coordenador de Mobilidade Urbana, foram detectados pontos perigosos, com alto risco de acidentes, através de análise da leitura de radares e também dos números do Infosiga, um sistema de banco de dados sobre acidentes de trânsito com vítimas e sem vítimas, do governo estadual.

“A partir daí, instalamos as lombadas nestes pontos para reduzir a velocidade e, consequentemente, o número de acidente. É importante esclarecer que os recursos são do FUMTRAN, que foi criado justamente para que a arrecadação de multas de trânsito seja revertida para a segurança no trânsito. É um fundo específico, determinado por lei federal”, ressalta Carneiro, acrescentando que também já foi instalada a primeira lombofaixa, em frente à Unidade do Sesc, no bairro do Quitandinha.

“As lombadas e lombofaixas têm se apresentado como eficientes ferramentas para a redução de velocidade e para proteção do pedestre, que tem sempre prioridade na travessia”, afirma o coordenador de Mobilidade Urbana.

SAIBA MAIS.:  CTA implementa acesso para cadeirantes na plataforma da Av. São Paulo no sentido centro

 

Pontos que receberam lombadas

*Rodoanel Norte-Oeste Dr. Otávio Arruda Camargo

*Rua Julieta Crusca de Jesus

*Av. Engenheiro Camilo Dinucci (2)

*Rua dos Eletricitarios

*Av. João Baptista Mendes Feraz – Solenis Produtos Químicos

*Rua Vereador Mario Ananias

*Rua Henrique Lupo

*Rua Ibirá x Avenida Matão

*Avenida Doutor Albert Eistein x Rua Professor Stanley Robson Cerqueira

*Rua Maria Brambilia Passos x Av. Francisco Martins Caldeira Filho

*Rua Jose Manoel de Mattos, em frente ao CER Rosa Broglio

*Rua Dr. Giuseppe Aufiero Sobrinho, em frente ao residencial Parque Alentejo

*Avenida Lavineo de Arruda Falcão, 978 – Supermercado Dia – Jd. Del Rey

*Rua Julieta Crusca de Jesus x Avenida Prof. Gustavo Fleury Chamillot

*Avenida Luiz Dosualdo x Rua Marechal Arthur Costa e Silva

*Avenida Pedro José Laroca x Av. Domingos Ferrari Junior (2)