Educação

Jornada de Enfermagem da Unip Araraquara

Evento ocorre de 17 a 21 de agosto, e contará com workshops e discussões de temas importantes para profissionais da área

Enfermeiro que participou de cirurgia de irmãs siamesas é destaque na Jornada de Enfermagem da Unip Araraquara

 

Evento ocorre de 17 a 21 de agosto, e contará com workshops e discussões de temas importantes para profissionais da área

 

O enfermeiro Alisson Roberto da Silva, que participou da cirurgia das irmãs siamesas (leia mais abaixo) no Hospital das Clínicas (HC) de Ribeirão Preto – a primeira deste tipo realizada no Brasil – será um dos palestrantes da 12ª Jornada de Enfermagem da Unip Araraquara, que será realizada entre os dias 17 e 21 de agosto.

A palestra está marcada para o próximo dia 20 de agosto, às 20h45, no auditório da Unip Araraquara.

Alisson Roberto da Silva irá contar sua experiência, ao participar da complexa cirurgia, que foi realizada no HC de Ribeirão Preto. Ele é graduado pela Unip e trabalha no Centro Cirúrgico da Clínica Civil do HC.

Outro destaque será a palestra sobre atuação de profissionais de saúde na assistência à população LGBTQ+, com o palestrante Marques Henrique Caetano do Nascimento, Defensor Público do Estado de São Paulo, programada também para o dia 20 de agosto.

SAIBA MAIS.:  Bolsista recebe prêmio de melhor tese de doutorado em matemática

Encerrando a programação, estão previstas para o dia 21 mais dois temas: “A inserção do enfermeiro na RAPS – limites e possibilidades”, ministrada pela enfermeira Alexandra Aparecida Primoni, Coordenadora em Saúde Mental de Américo Brasiliense; e “Nova política nacional de atenção básica e seus impactos na ESF”, com a palestrante Iramildes Souza Silva, Enfermeira Assistencial na ESF da prefeitura de Araraquara.

Sobre a cirurgia das siamesas

As irmãs cearenses, Maria Ysadora e Maria Ysabelle, nasceram unidas pela cabeça. Nunca uma separação desse tipo tinha sido feita no Brasil. O procedimento foi dividido em cinco etapas para que pudesse ser concretizado.

 

A primeira operação ocorreu em 17 de fevereiro de 2018 e durou cerca de sete horas. A segunda cirurgia, em 19 de maio, teve duração de oito horas. A terceira cirurgia ocorreu em 3 de agosto e também durou oito horas. A quarta cirurgia aconteceu no dia 24 do mesmo mês, quando os médicos implantaram expansores subcutâneos para dar elasticidade à pele e garantir que houvesse tecido suficiente para cobrir os dois crânios.

SAIBA MAIS.:  Pesquisador da Uniara ministra palestra no XVIII Brazil MRS Meeting

O evento

Em sua 12ª edição, a Jornada de Enfermagem da Unip Araraquara será realizada entre os dias 17 e 21 de agosto, no auditório da universidade.

O evento é voltado para alunos e profissionais de saúde da área.

A Jornada contará com palestrantes renomados do setor, workshops, simulação de atendimento e apresentação do Núcleo de Dança Renata Pestana (confira programação abaixo).

Baixe o APP ACONTECE ARARAQUARA e saiba mais .:

Google Play.
http://ow.ly/SM7v50uzTwC

App Store
http://ow.ly/BLnC50uzTwB

X