Esporte

Meninos da Praça movimentam Yolanda Ópice

Há quase um ano, todas as segundas, quartas e quintas-feiras, a Praça “Paulo Mascia”, no Yolanda Ópice, ganha vida. É quando ocorrem os treinos dos “Meninos da Praça”, um grupo de 75 garotos e garotas de idades entre 7 e 17 anos, liderados pelo treinador, José Antônio Pereira de Carvalho, o “Zezinho”. O vereador Rafael de Angeli (PSDB) esteve na praça durante um treinamento na segunda-feira (6) e conversou com Carvalho sobre as necessidades do projeto. “Embora não falte entusiasmo e boa vontade ao grupo, algumas melhorias seriam bem-vindas, tanto em termos de espaço quanto de material”, avalia o parlamentar.

As principais solicitações referem-se à estrutura. “Precisaríamos de uma reforma no campo e na quadra, além de um bebedouro para os meninos. Outro ponto é a iluminação, porque a praça só tem dois postes, é muito escura para fazer qualquer atividade mais tarde. Também seria bom podar as árvores que estão afetando a iluminação”, explica o treinador.

A maior parte do material usado nos treinos é fruto de doações. “Cones, luvas, bolas, chuteiras, coletes, vem tudo de pessoas que veem o nosso trabalho e querem colaborar”. Para as primeiras camisetas, contaram com patrocínio, e o uso é comum. “Oriento a meninada a cuidar bem da camiseta, porque, se um dia saírem do time, o uniforme passará para outra pessoa, e precisará estar em bom estado. Eles compreenderam e abraçaram a ideia”.

SAIBA MAIS.:  Jogos Olímpicos Tóquio 2020 ganham letreiro Time Brasil na Paulista

O morador Erik Fernando é um dos admiradores do trabalho de Carvalho: “Ele está tirando os meninos da rua e contribuindo para a revitalização desta praça, que já foi muito conceituada, tendo sido, inclusive, referência para escolas de samba, como a Deixa que Digam e a Aradum. Aqui também, durante 30 anos, o Robertão “Telê”, desta rua, fez a tradicional festa do Dia das Crianças do Yolanda, que todos os moradores mais antigos recordam com carinho. Agora estamos acompanhando esse trabalho tão importante do treinador Zezinho. A praça estava abandonada antes de eles assumirem. Que bom que existem pessoas como ele”.

Os Meninos da Praça agitam o bairro

Carvalho conta que a atividade nasceu por acaso, em julho de 2018. “Sempre vinha jogar bola com meu filho no fim de semana. Um dia, veio um menino pedir para jogar com a gente, depois mais dois. Eles me pediram para continuar passando treino para eles. Pensei um pouco e resolvi aceitar o desafio. Aí abrimos as portas para todos os que quisessem entrar, e hoje estamos com esse grupo grande”.

SAIBA MAIS.:  Djokovic bate Federer e conquista Wimbledon

Todos os sábados, os Meninos da Praça recebem times de outros bairros da cidade no seu campo. O treinador também proporciona aos pequenos atletas momentos de lazer. Eles já visitaram a Arena da Fonte e o Posto Bambina. Além disso, participaram, recentemente, de uma peneira do Corinthians em Matão (SP). “Levamos 32 meninos e um passou na seleção”, conta o professor.

O time também movimenta o bairro. Os próprios pais dos atletas ajudam a limpar a praça, roçar o mato e cuidar das plantas. A comunidade participou com sucesso da primeira Plenária do Orçamento Participativo, pedindo a revitalização da praça. A reivindicação será defendida na Plenária Regional. As mulheres do bairro já estão pedindo aulas de zumba. E para o Dia das Mães, os meninos prepararam um encontro de futebol e café da manhã, com direito a declamação de poesias e medalhas para as homenageadas.

“Vamos ajudar a divulgar o projeto. Ficaremos na torcida para que eles consigam a revitalização da praça no OP e, enquanto isso, enviaremos indicações à Prefeitura, solicitando os serviços de zeladoria necessários. O trabalho desenvolvido pelo Zezinho com os meninos é admirável e merece todo o nosso apoio”, conclui Angeli.

x