Política

Operação aplica multas e notificações por despejo ilegal de resíduos sólidos no Jardim Esplanada

Participaram da ação, nesta quarta (20),...

Uma operação contra descarte ilegal de resíduos sólidos na região do Jardim Esplanada, na tarde desta quarta-feira (20), aplicou duas multas, três notificações, e apreendeu um veículo. Participaram da ação a Guarda Municipal, a Polícia Militar, agentes de Trânsito, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgotos) e a Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

Duas carretas carregadas de resíduos foram vistoriadas e tiveram seus proprietários multados. Além disso, um veículo com irregularidades na documentação foi guinchado.

Os motoristas e moradores que passavam pelo local receberam orientações sobre os problemas causados pelo descarte de lixo e entulho nesses terrenos, já que podem se tornar criadouros do mosquito da dengue.

 

SAIBA MAIS.:  Adolescentes realizam campanha contra violência doméstica

Pessoas que observavam a operação denunciaram a prática de despejo de lixo e entulho naquela região, entre eles o sitiante Agnaldo Alves.  “Nesse entorno é complicado, tem gente jogando lixo o dia inteiro”, disse.

 

Lindaura de Oliveira, comerciante e moradora no Silvestre, reforçou a denúncia do sitiante. “Depois das 18 horas o movimento aumenta ainda mais, com gente do bairro e de fora descartando aqui todo tipo de lixo, entulhos e até cachorro morto”, completou ela.

Desde o início das operações, segundo balanço da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, foram cerca de 50 abordagens para orientações em diversos pontos conhecidos por descarte irregular em Araraquara, 37 veículos recolhidos, nove notificações e 15 autuações (multas).

A aplicação de multa ao cidadão que for flagrado jogando lixo em vias e logradouros públicos fora dos locais e equipamentos destinados para a este fim é garantida por lei municipal complementar de 4 de dezembro de 2014. Os valores variam de 5 a 200 Unidades Fiscais do Município, dependendo da quantidade do descarte e se é realizado por pessoa física ou jurídica. Cada UFM vale R$ 55,30.

Os recursos provenientes da arrecadação com as multas aplicadas serão destinados ao equipamento do município responsável pela fiscalização e para campanhas educativas.

 

SAIBA MAIS.:  Prefeitura lança projeto ‘Câmera Cidadã’ nesta quarta (24)

Redação

0 comentário em “Operação aplica multas e notificações por despejo ilegal de resíduos sólidos no Jardim Esplanada

Deixe um comentário