Cultura

Personalidades do carnaval serão homenageados neste domingo (24)

Encontro das Escolas de Samba de Araraquara homenageará Bogé e Carioca; festa conta com show de Junior Barros

Nestedomingo, 14 de fevereiro, o Pré-Carnaval da Paz e Cidadania 2019 promove o Encontro das Escolas de Samba no Salão da APAE, às 12 horas. A programação conta com um show do sambista Junior Barros e também com homenagem a sambistas da cidade que marcaram a história do Carnaval e das escolas de Araraquara: Bogé, da Escola de Samba Estrela de Vila Santana, e Carioca, da Escola de Samba Unidos da Morada do Sol.

O Encontro busca reunir as comunidades das escolas de samba da cidade. São aguardados representantes e os membros das escolas e blocos que fizeram e fazem a história do Carnaval araraquarense: 13 de Maio, Benê do Vitório de Santi, Catados na Rua, Coliseu Dourado, Estrela de Vila Santana, Gaviões do Selmi Dei, Jardim Indaiá, Mancha Araraquara, Nação Quilombola, Unidos da Morada do Sol – assim como o Bloco Aurora Boreal e o tradicional bloco Delicadas da Vila – todos esses que fazem parte de uma história mais recente do Carnaval, e ainda outros não citados literalmente “de outros Carnavais”.

O evento – realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, juntamente com a Liga das Escolas de Samba de Araraquara – conta com uma homenagem a dois grandes nomes da cultura carnavalesca em Araraquara: Bogé e Carioca.

Homenageados – Precursor do samba em Araraquara, Bogé, da Escola de Samba Estrela de Vila Santana – ou Osvaldo da Silva – tem 88 anos e muitos bons Carnavais na lembrança. Começou numa época que até o couro (para os instrumentos musicais da bateria da escola) ele produzia, estendendo e passando cal.

Seu envolvimento com o Carnaval teve início com a participação no Trio Sumaré, e depois passou para uma escola de samba em formação no Carmo – mas que não foi para frente. Por isso resolveu fazer a escola no Santana e, em 1969 se iniciaram os desfiles da Samba Estrela de Vila Santana.

SAIBA MAIS.:  Rock da banda Wild Crash agita Praça das Bandeiras

Os ensaios da escola sempre foram próximos à casa de Bogé e sua esposa Ivone: no começo eram na Castro Alves com a Bandeirantes, e quando a família se mudou para o Laranjal, os ensaios migraram para lá também.

Foram sete títulos de escola campeã em Araraquara, chegando a colocar 300 pessoas em um desfile, com as cores da escola – vermelho, azul e branco. A motivação sempre foi uma palavra de ordem na sua vida carnavalesca, mas agora, com problemas de coluna e joelho, Bogé se afastou das atividades.

Já Antônio Carlos Fonseca, o Carioca, é mais um nome de destaque quando o assunto é Carnaval em Araraquara. Ao longo de seus 82 anos, Carioca se dedicou desde a infância ao Carnaval. Tudo teve início na Portela, em sua cidade natal – o Rio de Janeiro – aos 8 anos de idade.

Em Araraquara, foi em 1979 que a história começou por meio de sua participação em uma Atlética e, na sequência, em 1980, tamanha paixão pelo Carnaval, já fundou a Escola de Samba Unidos da Morada do Sol.

Casado com Guiomar, sua companheira guerreira, o casal tem uma filha viva, entre os quatro que teve. Carioca é morador da Vila Xavier, hoje tem 82 anos e carrega 6 títulos de escola campeã de Araraquara com a Unidos da Morada do Sol. Os títulos vieram nos anos de 1980, 1981, 1984, 1987, 1992 e 2006.

Na memória, ele traz apenas as boas lembranças da época do Carnaval de Araraquara, como: a época que foi Rei Momo e o desfile do início dos anos 80, que destacou a história de Araraquara e do prefeito Rômulo Lupo.

Estrela de Vila Santana

Junior Barros – A grande atração do encontro é o sambista araraquarense Junior Barros, que conta com uma carreira de mais de 20 anos de sucesso e é considerado um dos maiores intérpretes de samba de São Paulo e do interior do Estado. Após liderar vários grupos de pagode em Araraquara e região, com os quais foram gravados vários CDs de sucesso, Juninho Barros agora trabalha sua carreira solo, colocando em prova sua vasta experiência, seu incontestável potencial vocal e sua desenvoltura ímpar no palco.

SAIBA MAIS.:  Cinema em Araraquara tem recurso para inclusão de pessoas com deficiência
Carioca de azul Morada do Sol

Vale destacar que o seu mais recente CD conta com uma música inédita do compositor Carlinhos da Escola de Samba Vai Vai e já toca nas “mais ouvidas” e renomadas rádios da capital e de Araraquara. Ainda, novas composições assinadas por grandes nomes da música popular brasileira estão em estúdio para serem levadas ao ar pela belíssima voz deste nosso talentoso cantor.

Junior Barros – um verdadeiro diamante no mundo do samba – traz para o encontro das escolas de samba de Araraquara e para o Pré-Carnaval da Paz e Cidadania 2019, samba de qualidade com muita boa música.

Vale destacar que o evento terá um bar comandado pela Liga das Escolas de Samba de Araraquara, a fim de arrecadar verba para os grupos. O Encontro contará com a apresentação de algumas escolas de samba da cidade, como a Mancha Araraquara que realiza apresentação da Bateria Puro Balanço.

O Encontro é gratuito e aberto a quaisquer interessados por samba e Carnaval. O Salão da APAE está localizado à Av. Cientista Frederico de Marco, 750, na Vila Xavier.

SERVIÇO:

Pré-Carnaval da Paz e Cidadania 2019 apresenta:

Encontro das Escolas de Samba, homenagem a sambistas e show com Junior Barros

Local: Salão da APAE (Av. Cientista Frederico de Marco, 750 – Vila Xavier)

Data: domingo (24 de fevereiro)

Horário: 12 horas

Grátis

X