Política

Programação da Semana de Conscientização do Autismo está definida

Autismo.

Vereador Roger Mendes acertou os últimos detalhes com representantes de diversas entidades sociais do município e Prefeitura 

Durante reunião com entidades sociais de Araraquara, o vereador Roger Mendes (Progressistas) definiu a programação da Semana de Conscientização do Autismo, que acontecerá entre os dias 31 de março e 7 de abril, garantida pela Lei Municipal nº 7.111, de 22 de outubro de 2009.

O ato de abertura deverá ocorrer em frente ao Paço Municipal, após a Caminhada em prol da causa, que sairá do Parque Infantil. A realização é da Prefeitura, por meio da Assessoria de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência, em parceria com o mandato do parlamentar.

Na conversa com representantes das entidades, Mendes sugeriu a participação das instituições na Tribuna Popular, durante a Sessão Ordinária da Casa de Leis, para apresentarem os trabalhos que realizam e divulgarem as atividades e o propósito da Semana. As integrantes das instituições destacaram a importância da união de todos.

A ação tem como apoiadores Associação de Atendimento Educacional Especializado (AAEE), Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Araraquara (Ampara), Grupo de Apoio aos Pais de Autistas de Araraquara (Gapaa), Mães Guerreiras, Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiências (Comdef), Câmara Municipal e Universidade Paulista (Unip).

“Desde o meu primeiro contato, percebi a importância dessa questão. Em nosso mandato, estamos sempre trabalhando para avançarmos também nas políticas públicas para os autistas”, afirma Mendes.

Autismo

É um transtorno do desenvolvimento que tem início na infância e persiste até a fase adulta. Na maioria das vezes, é mais comum em meninos do quem em meninas.

Pessoas com o transtorno processam as informações de uma maneira diferente no cérebro, o que leva a dificuldades de progresso nas habilidades sociais, na comunicação e linguagem, e no repertório de interesses e atividades.

SAIBA MAIS.:  Agentes de trânsito recebem motocicletas zero quilômetro e equipamentos

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que existam 70 milhões de autistas no mundo.

Confira a programação completa:

31/03

Caminhada em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização e abertura da Semana Municipal do Autismo

8h30: Concentração no Parque Infantil

9h: Saída da Caminhada pela Rua São Bento rumo à Prefeitura

10h: Encerramento em frente à Prefeitura Municipal

02/04

9h: Apresentação do coral de alunos da AAEE na própria escola. Endereço: Rua Mondo Archimedes Lupi, nº 620 – Jardim Aclimação

18h: Tribuna Popular na Câmara Municipal e Dia do Autismo – apresentação das entidades Ampara, Gapaa e AAEE

03/04

Palestra Autismo (Saúde) – Auditório da Universidade Paulista (Unip)

19h: Abertura e apresentação dos palestrantes

19h10: Início da Palestra 1 – Autismo e a Pediatria (Sobre autismo e sinais precoces). Palestrante: Dra. Lilian Nakashima Yamada, pediatra e estudiosa do autismo há 10 anos

20h: Palestra 2 – O que é fato e o que é fake no tratamento farmacológico do TEA. Palestrante: Dra. Kamila Baruque Bignotto, graduada pela Universidade de Araraquara (Uniara), possui residência médica em Psiquiatria pela Secretaria da Saúde de Sorocaba e em Psiquiatria Infantil e Adolescência pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Possui consultório particular em Araraquara e na cidade de Campinas. No SUS, atende em ambulatório e CAPS infantojuvenil, além de ser psiquiatra colaboradora do Ambulatório de Psiquiatria do Hospital de Clínicas da Unicamp.

04/04

Roda de Conversa sobre Autismo na Educação (Educação Inclusiva) – Auditório da Unip às 19h

Componentes da Mesa:

SAIBA MAIS.:  Empresa incubada desenvolve drone compacto para aerofotogrametria

– Profa. Dra. Priscila Benitez. Professora adjunta A – Nível 1 na Universidade Federal do ABC (UFABC), doutora e mestre em Psicologia (UFSCar), especialista em Intervenção Familiar (Famerp) e graduada em Psicologia e Pedagogia. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Análise do Comportamento Aplicada (ABA), Autismo, Deficiência Intelectual, Educação Inclusiva e Família.

– Cassia Canato. Pedagoga especialista em educação especial e psicopedagoga. Atualmente é gerente de educação especial na Secretaria Municipal de Educação.

– Patrícia Contreras Campesan. Graduada em Educação Especial pela UFSCar, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UFSCar, professora de sala de recursos itinerante no Estado, no trabalho com alunos com deficiência intelectual e TEA. Também atua na clínica Envolve, é coordenadora do Projeto ABC da Inclusão no Instituto Conviva Down e colaboradora da Ampara.

Cada participante falará um pouco sobre o seu trabalho desenvolvido na área de educação inclusiva e, em seguida, será aberto ao público para questionamentos e dúvidas sobre o assunto.

Observação: A Unip pede para comunicar aos participantes que não é permitido estacionar os carros nas dependências internas, como também fumar nas áreas abertas da universidade.

05/04

Curso de capacitação: O que é TEA? Mitos e verdades

Palestrante: Profa. Dra. Maria Clara de Freitas

Local: Auditório da OAB

Horário: 15h

Público-alvo: Servidores públicos e profissionais em geral

06/04

3ª Sessão de Cinema Azul

Crianças, adolescentes e adultos com TEA não pagam. Acompanhantes pagam meia-entrada

Parceria com Cine Center Lupo

07/04

2ª edição do Piquenique Azul Gapaa

Local: Parque do Botânico

Horário: das 9h às 12h

Vista-se de azul e traga sua cesta de café da manhã e toalha de mesa. Diversas atividades recreativas previstas.

0 comentário em “Programação da Semana de Conscientização do Autismo está definida

Deixe um comentário

x