Noticias Política

Projeto ‘Peruquinhas de Fios’ completa um ano

Vereador Porsani visita projeto que doa perucas e toucas confeccionadas com...

Vereador Porsani visita projeto que doa perucas e toucas confeccionadas com lã para instituições de tratamento do câncer infantil

 

“Peruquinhas de Fios” surgiu em dezembro de 2017, quando a artesã Joanilda Pegoraro assistia uma reportagem sobre mulheres do Sul que faziam perucas para crianças e distribuíam pelos hospitais que tratam o câncer infantil. Ela percebeu que poderia ensinar outras pessoas a desenvolverem as peruquinhas e levou a ideia do projeto para as agentes comunitárias de saúde do Posto de Saúde da Família (PSF) no bairro Vale do Sol, onde reside. A comemoração de um ano do projeto será em 23 de março de 2019.

O projeto visa à autoestima de crianças que estão em fase de tratamento contra o câncer. As peruquinhas remetem aos cabelos coloridos de princesas e as touquinhas para os meninos aos super-heróis e personagens infantis.

As organizadoras conheceram a voluntária Verly Martins que lutava contra um câncer de mama e é mãe de Amandinha, que também lutava contra uma leucemia e está curada. Elas se tornaram parceiras e porta-vozes do projeto em Campinas, no Centro Boldrini, onde Amandinha faz tratamento. Lá foi entregue, no dia 18 de junho de 2018, a primeira remessa com 400 peruquinhas.

SAIBA MAIS.:  Sudene apresenta projeto de desenvolvimento para o Nordeste

A última entrega foi no Hospital do Amor, em Barretos, onde foram distribuídas 550 peruquinhas. Contabiliza-se que já foram entregues aproximadamente 1.163 peruquinhas e touquinhas.

Na próxima semana, representantes do grupo voluntariado segue para São Paulo, em visita ao Hospital Santa Marcelina, onde serão entregues 808 peruquinhas e touquinhas. Mais 130 peças serão destinadas para Mogi das Cruzes, com doação de leite, gelatina e suplemento alimentar para crianças carentes em tratamento; outras 100 peças serão enviadas para o Grupo de Assistência à Criança com Câncer (GACC) de São José dos Campos. A Lupo doará também 900 pares de meias.

Hoje o projeto voluntariado conta com 60 colaboradoras e colaboradores que confeccionam as peruquinhas e touquinhas com apoio da Liga Araraquarense de Combate ao Câncer (Lacca) e da Casa Mater, e homenageia a saudosa professora Camila Mazzeu, que lutou por muitos anos contra a doença e foi a criadora do projeto “Corajosas”.

SAIBA MAIS.:  Controle de Vetores inicia nebulização no Adalberto Roxo

O vereador José Carlos Porsani (PSDB) foi conhecer o projeto e se encantou. Estará colaborando com a intermediação de um ônibus para o traslado do voluntariado.

O projeto “Peruquinhas de Fios” se mantém vendendo rifas e qualquer pessoa pode participar e colaborar com doações de novelos de lã e outros itens. O contato pode ser efetivado através da página do projeto no Facebook. As reuniões para a confecção das peças acontecem todas as segundas-feiras, das 8 às 10 horas, e quartas-feiras, das 14 às 16 horas.

 

Assessoria de imprensa do gabinete do vereador José Carlos Porsani (PSDB)

The post Projeto ‘Peruquinhas de Fios’ completa um ano appeared first on Câmara Municipal de Araraquara.

0 comentário em “Projeto ‘Peruquinhas de Fios’ completa um ano

Deixe um comentário