Esporte Política

Radialista Wilson Luiz, foi homenageado pela Aceesp

Homenagem mais que merecida

O prefeito Edinho recebeu em seu gabinete nesta terça-feira (11) o radialista esportivo Wilson Silveira Luiz, que recebeu o prêmio “50 anos de jornalismo” do Trófeu Aceesp (Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo), em São Paulo, na sexta-feira (7).

O tradicional Troféu Aceesp chegou à 35ª edição e premiou os melhores do ano na mídia esportiva em rádio, TV, jornal e internet. A solenidade ainda prestou homenagens especiais aos cronistas com mais de 50 anos de atuação no jornalismo e às empresas que apoiaram as ações da Aceesp na temporada.

“Foi pelas transmissões do Wilson Luiz na Rádio Cultura que comecei a me apaixonar pela Ferroviária. São muitas memórias esportivas por meio da voz de Wilson Luiz”, afirmou Edinho. Durante a conversa, inclusive, o prefeito se lembrou de que foi Wilson Luiz quem anunciou, no programa “Bola Nº 5”, na Cultura, sua convocação para a seleção ‘Dente de Leite’ de Araraquara.

SAIBA MAIS.:  Bolsonaro diz que Brasil vai vencer a crise econômica mundial

“Falar do Wilson Luiz é falar da Ferroviária e do esporte amador de Araraquara. Tenho muitas histórias e lembranças desse grande ícone do rádio esportivo. A homenagem da Aceesp é justíssima e faz reconhecimento a um grande araraquarense”, complementou o prefeito.

Wilson agradeceu a Edinho pela recepção e diz ter ficado surpreso com a premiação. “Eu fiquei muito surpreso quando me comunicaram do troféu. É uma alegria muito grande. A Ferroviária era o meu ‘ganha-pão’, mas nunca esqueci da bocha, do futsal, do atletismo, do ciclismo, dos outros esportes”, lembra o radialista.

61 anos de carreira
Wilson Luiz nasceu em Araraquara, mas começou a carreira em São Carlos, em 1957, passando pelas rádios Progresso, São Carlos e Realidade. O radialista voltou a Araraquara em 1967 para chefiar a equipe de esportes da Rádio A Voz da Araraquarense (que depois se tornou Morada do Sol). Nessa época, transmitiu o Tricampeonato do Interior e viajou com a Ferroviária na excursão pela América Central.

SAIBA MAIS.:  Superintendente do Daae participa do Dia Nacional do Campo Limpo

Em 1972, Wilson foi para a Rádio Cultura, onde também foi chefe de esportes e narrou grandes momentos do esporte de Araraquara e da Ferroviária, como o Sul-Americano de Basquete, no Gigantão, em 1975, e a Taça de Ouro de 1983, quando a AFE disputou a primeira divisão do Brasileiro.

Wilson ainda se destacou pela cobertura de outros esportes além do futebol, como atletismo, bocha, ciclismo, basquete, vôlei, entre outros. Inclusive, um torneio de bocha tradicional em Araraquara leva o seu nome.

Aos 81 anos, Wilson Luiz integra o Programa Esporte e Lazer, na Rádio PWZ (internet e aplicativos), o “Quintal do Esporte e Lazer” (pelo Facebook) e colabora com o Jornal de Araraquara e a Revista Leia Tour, onde sua coluna “Dez…tacando” completou 50 anos.

X