Política

Rafael de Angeli acompanha trabalho realizado pela Casa Transitória

Vereador esteve no local para ouvir as principais reivindicações dos servidores

 

Com capacidade para 50 pessoas em situação de rua, a Casa Transitória de Araraquara necessita de um ordenamento para continuar oferecendo o serviço a essa população. Foi o que apurou o vereador Rafael de Angeli (PSDB), em visita à instituição na tarde da segunda-feira (12).

O parlamentar foi recebido por Eliana Veiga, gestora do local há três anos, que explicou a importância dessa reorganização para que se separe os itinerantes dos definitivos. “Alguns que ficam direto aqui acabam regredindo, pois convivem com pessoas alcoolizadas que passam e acabam influenciando e gerando brigas”, detalhou. “O movimento aumentou muito, mas muitos não precisariam estar aqui, pois têm família”, completou.

Eliana acredita que o fato de a Casa fornecer passagens para ônibus intermunicipais acaba aumentando a demanda. “Apesar de não termos merendeira, a alimentação também é muito boa, são cerca de 50 marmitex, frutas, verduras… Isso acaba atraindo”, entende. “Tentamos fazer o melhor, mas temos dificuldades. Por exemplo, não temos funcionários 24 horas por dia. Aos sábados, domingos e feriados, que precisamos de servidor o dia todo, muitas vezes, são funcionários de outras secretarias que fazem hora extra, além dos da própria Casa Transitória que têm se desdobrado para atender as demandas do fim de semana”, detalhou.

SAIBA MAIS.:  Radialista Wilson Luiz, foi homenageado pela Aceesp

De segunda a sexta-feira, a Casa abre às 16 horas para receber as pessoas, que precisam sair às 7h30. Segunda a gestora, “alguns vão para o Centro Pop, outros fazem bicos. Muitos usam o serviço para tomar banho, se alimentar… Temos regras, como advertências verbal e escrita, e suspensão, mas não obrigamos ninguém a nada. Quando alguém liga, vamos ao local, porém não podemos forçar a vir conosco e ficar aqui.”

A Casa costuma receber doações, principalmente roupas e calçados, e tem armários masculino e feminino. O que sobra, como brinquedos e roupas infantis, é encaminhado para o Fundo Social, igrejas e centros. “Recebemos de tudo e em qualquer horário”, afirmou Eliana, que lembrou da necessidade de reforma dos banheiros e do refeitório. “Já pedimos para a Secretaria de Obras e estamos aguardando.”

SAIBA MAIS.:  Em busca de conscientizar a população contra o HIV, iluminação da fachada da Câmara Municipal está vermelha

Para Rafael, é muito importante estar perto de instituições como a Casa Transitória, que oferece essa assistência à população. “Costumamos pedir para encaminharem pessoas em situação de rua para a Casa Transitória, mas é preciso fiscalizarmos para ver se há uma boa estrutura para atender bem a todos”, pontuou o vereador.

 

Sobre a Casa Transitória “Assad-Kan”

Localizada na Rua Castro Alves (16), nº 2.697, na Vila Santana, o órgão está vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social. O contato pode ser feito 24 horas por dia pelo telefone (16) 3336-7510 ou pelo e-mail casatransitoria@araraquara.sp.gov.br.

 

Confira as fotos no Flickr da Câmara: https://flic.kr/s/aHsmvK161L

The post Rafael de Angeli acompanha trabalho realizado pela Casa Transitória appeared first on Câmara Municipal de Araraquara.

Direto da Redação

0 comentário em “Rafael de Angeli acompanha trabalho realizado pela Casa Transitória

Deixe um comentário