Política Saúde

Saúde entrega mais 35 cadeiras de rodas motorizadas e zera fila de espera no município

Cadeiras de Rodas

Centro de Reabilitação recebeu  814 equipamentos em 2018, entre cadeiras de rodas, próteses e órteses. Em 2016, foram 69, no total

O prefeito Edinho participou, nesta sexta-feira (21), da entrega de 35 cadeiras de rodas motorizadas a pacientes do Centro Especializado em Reabilitação “Dr. Eduardo Lauand” (CER).  O valor total do investimento é de R$ 242 mil e elas já estão sendo destinadas a pacientes acompanhados pelo CER que têm lesão medular, que tiveram AVC ou sequelas neurológicas.

Neste ano, já haviam sido entregues outras 15 cadeiras pela atual administração, totalizando agora 50. Com mais essa aquisição, a Saúde zerou a fila de espera por cadeira de rodas em Araraquara.

Os equipamentos foram adquiridos com recursos federais de custeio do Ministério da Saúde, que começaram a ser liberados em 2017, por conta da habilitação do CER na Rede Federal de Cuidados à Pessoa com Deficiência no âmbito do SUS. 

Durante a entrega das 35 cadeiras, o prefeito Edinho destacou os investimentos que foram feitos no decorrer do ano para atender os pacientes do Centro de Reabilitação e agradeceu os profissionais envolvidos.

SAIBA MAIS.:  Crise política só será superada com a participação popular, afirma Edinho

“O mais importante é que, pela primeira vez na história de Araraquara, podemos afirmar que não existe fila de pessoas aguardando cadeiras de rodas no município”, enfatizou Edinho, que aproveitou para fazer um balanço dos equipamentos destinados ao CER.

Comparando com os equipamentos entregues no ano de 2016, os números apontados pelo prefeito ficam ainda mais significativos: enquanto em 2018 foram entregues 50 cadeiras motorizadas, em 2016 foram apenas 2.

No caso de cadeiras adaptadas para pacientes com paralisia cerebral, o CER recebeu 82 neste ano e 14 em 2016.

Somando as cadeiras, andadores, palmilhas e calçados ortopédicos, próteses e órteses, foram 814 equipamentos entregues em 2018 aos atendidos no Centro de Reabilitação, ante a 69 entregues em 2016.

SAIBA MAIS.:  Ação Integrada cria ouvidoria nos hospitais federais do Rio

“Esses números confirmam que é nossa prioridade dar condições dignas de vida às pessoas com deficiências. É nossa opção e vamos continuar trabalhando por isso. As pessoas que vão receber essas cadeiras já vão passar o Natal e o Ano Novo em condições melhores e isso me deixa muito feliz”, declarou Edinho. “Aproveito para agradecer também todos os profissionais e corpo técnico do Centro de Reabilitação pelo trabalho. São profissionais preparados, capacitados e comprometidos com a saúde pública”, finalizou o prefeito.

Também estiveram presentes na entregadas 35 cadeiras de rodas motorizadas o vice-prefeito Damiano Neto, secretário municipal do Trabalho e Desenvolvimento Econômico; os vereadores Jeferson Yashuda (PSDB), presidente da Câmara Municipal, Roger Mendes (Progressistas) e Toninho do Mel (PT);  a deputada estadual Marcia Lia (PT), Eliana Honain, secretaria municipal de Saúde; Edison Rodrigues Filho, coordenador executivo de Atenção Básica, e Luiz Armando Garlippe, gerente de Reabilitação da Secretaria de Saúde.