Cultura Política

Segunda (dia 20) tem visita guiada ao Museu Ferroviário

Programação faz parte da Semana dos...

A Semana dos Museus e do Patrimônio, realizada pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, inicia na segunda-feira, 20 de maio, o programa “Hoje é dia de…”, propondo a visita guiada por um museu da cidade até o dia 24 de maio. A abertura será realizada com a visita do Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo, às 14 horas.

O Museu Ferroviário de Araraquara foi inaugurado em 27 de dezembro de 2008 com parceria da AFA (Associação de Ferreomodelismo de Araraquara), ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária) e UNIARA – Centro Universitária de Araraquara) nas dependências da antiga Estação da Ferrovia, prédio este construído em 1912. Denominado “Francisco Aureliano de Araújo”, o museu leva o nome do ferroviário que serviu de 1950 a 1978 quando foi bruscamente vitimado por uma locomotiva.

O prédio do Museu Ferroviário possui as seguintes salas de exposição: saguão de entrada “Dr. Antônio Tavares Pereira Lima”, Sala dos Ferroviários “Sala João Batista”, Sala “Manoel Marques de Jesus”, Sala Memorial do Imigrante, Sala do Chefe da Estação “Sala Geraldo Cândido” e Sala do Ferreomodelismo “Sala Ênio Frâncica” (confira mais no final da matéria).

Além de todo acervo, o Museu Ferroviário possui ainda banners de vagões de 1º e 2º classe, vagões de restaurante e leitos espalhados por todas as salas, e conta ainda com a plataforma, no qual os visitantes podem observar os trens de carga em movimento.

O horário de visitação é: de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados das 9h30 às 12h. Mais informações pelo fone 3332-3739.

O roteiro do “Hoje é dia de…” implica ainda as seguintes visitações: MIS – Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari (dia 21), Museu do Futebol e dos Esportes (dia 22), MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia (dia 23). A última visita do “Hoje é dia de…” será no dia 24 de maio, data de aniversário dos 49 anos do Museu Histórico e, por isso, a visita guiada estará no museu da Praça Pedro de Toledo. Lembrando que o Museu Histórico Voluntários da Pátria foi aberto ao público em 24 de maio de 1970.

A programação do “Hoje é dia de…” é gratuita, tem início sempre às 14h, e não há necessidade de inscrição prévia. O Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo está localizado na antiga Estação Ferroviária, na Rua Antônio Prado, s/nº, Centro de Araraquara.

 

Salas de exposição do Museu Ferroviário:

 

– Saguão de Entrada “Dr. Antônio Tavares Pereira Lima”: possui as características originais, como os guichês da bilheteria, onde eram feitas as vendas dos bilhetes pela Cia. Paulista e EFA – (Estrada de Ferro Araraquara) e o relógio do século XIX, o qual foi ponto de referência da cidade.

 

– Sala dos Ferroviários “Sala João Batista”: com antessala, onde podem ser vistas fotos dos formandos da EFA, carteira de trabalho, talão de passe, carteirinhas de ferroviários, uniformes e fotografias de funcionários exibidas em Tv. Além de um grande painel com mais de 200 operários da oficina da EFA, em 1.932, em Araraquara.

 

– Sala “Manoel Marques de Jesus”: encontra-se em exposição ferramentas, luminárias, lampião, material gráfico, que conta a história da “Contadoria”, com livros e cadernos da Cia. Paulista de Estrada de Ferro, com relatórios, lista de compras, estatutos, e ainda possui TV com imagens das Estações do Estado de São Paulo e locomotivas, além de um painel de 7,5 metros “LINHA DO TEMPO”, que apresenta a história da ferrovia da década de 1.930 até hoje, com um panorama da ferrovia no mundo, no Brasil, e em Araraquara.

 

– Sala Memorial do Imigrante: é possível, nesta primeira exposição, observar objetos e documentos que representam as culturas Italiana, Japonesa e Portuguesa que chegaram em Araraquara.

 

– Sala do Chefe da Estação “Sala Geraldo Cândido”: pode ser observado móveis de época e objetos que a compunham a Sala do chefe, onde há uma sala de comunicação, com aparelhos de telegrafia, radiocomunicação, staff – aparelhos que garantiam a segurança do trânsito ferroviário. Além dos objetos dos vagões (luminária, peças de lavatório, fechaduras de portas, ferramentas pesadas, lampiões, lanternas).

 

– Sala do Ferreomodelismo “Sala Ênio Frâncica”: com maquetes de miniestações e trens em movimento.

 

Programação:

 

  • 18/05: Dia Internacional dos Museus

– 9h às 11h: Mapa Afetivo

Local: Praça Pedro de Toledo (Rua Carlos Gomes, esquina da Av. Duque de Caxias – Centro)

– 19h: “Dinossauros”

Local: Museu Voluntários da Pátria (Praça Pedro de Toledo, s/nº – Centro)

 

  • 20/05:

14 às 16h: Hoje é Dia de Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo (visita guiada)

Local: Rua Antônio Prado, s/nº – Centro (na Antiga Estação Ferroviária)

 

  • 21/05:

– 14 às 16h: Hoje é Dia de MIS – Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari (visita guiada)

Local: Rua São Bento, 909 – Centro, anexo à Casa da Cultura

 

  • 22/05:

– 9h às 11h: Mapa Afetivo

Local: Praça Santa Cruz

– 14 às 16h: Hoje é Dia de Museu do Futebol e dos Esportes (visita guiada)

Local: Rua Mauro Pinheiro, s/nº, anexo à Arena da Fonte Luminosa 

 

  • 23/05:

– 14 às 16h: Hoje é Dia de MAPA – Museu de Arqueologia e Paleontologia (visita guiada)

Local: Rua Voluntários da Pátria, esquina com Av. Portugal – Centro

 

  • 24/05: Dia de Aniversário do Museu Histórico (1970)

– 14 às 16h: Hoje é Dia de Museu Histórico Voluntários da Pátria (visita guiada)

Local: Praça Pedro de Toledo, s/nº – Centro

 

Programação gratuita

Redação

SAIBA MAIS.:  Plano de Mobilidade Urbana é apresentado na Câmara Municipal

0 comentário em “Segunda (dia 20) tem visita guiada ao Museu Ferroviário

Deixe um comentário

x