Política

Segunda via do IPTU está disponível no site da Prefeitura

IPTU

Contribuinte também pode realizar o pagamento do imposto pela internet, utilizando o código de barras

A segunda via do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2019 já está disponível no site da Prefeitura de Araraquara (www.araraquara.sp.gov.br)  Além da vantagem de visualizar e imprimir o demonstrativo de lançamento e as guias, o contribuinte também pode realizar o pagamento do imposto pela internet, utilizando o código de barras.

Para acessar o IPTU pelo site da Prefeitura, é necessário ter em mãos a inscrição cadastral ou o código reduzido do imóvel, que podem ser consultado nos carnês antigos na folha do demonstrativo de lançamento (onde estão os dados do imóvel).

Os carnês começaram a ser entregues nas residências a partir da segunda quinzena de dezembro, e o link para acessar a segunda via do IPTU está disponível no topo da página inicial do site da Prefeitura.

SAIBA MAIS.:  Fundo Social recebe alimentos arrecadados no Jogo das Estrelas

Pagamento

O IPTU pode ser pago em cota única, com desconto de 8%, até o dia 10 de janeiro. Quem perder esse prazo pode quitar o imposto em uma única parcela até o dia 11 de fevereiro e obter 4% de desconto.

Outra possibilidade é parcelar o pagamento do IPTU em até dez vezes, sem desconto, com vencimento a partir do dia 10 de cada mês, com início em janeiro. Lançamentos com valores totais até R$ 200 podem ser parcelados em quatro vezes; acima desse valor, são dez parcelas.

Recurso

Os proprietários de imóveis que receberam no final de 2018 uma notificação com uma nova base cadastral (por meio do chamado Recadastramento Imobiliário) e que entrou com pedido de revisão, não deve pagar a cobrança do IPTU 2018 complementar e nem do IPTU 2019 até que os recursos sejam avaliados.

SAIBA MAIS.:  Congresso vai aprovar reestruturação da carreira militar, diz ministro

Depois do dia 18 de janeiro, prazo final para recurso, representantes da empresa responsável pelo processo de recadastramento imobiliário farão visitas nestes imóveis para conferir os dados. Assim que os recursos forem avaliados e houver definição, será impresso um novo carnê do IPTU 2019 e enviado via Correios. É válido lembrar que independentemente do tempo de espera pela definição dos recursos ou do resultado dessa revisão, os proprietários destes imóveis terão os mesmos direitos de descontos dos demais contribuintes, conforme previsto em decreto: 8% à vista no primeiro mês ou 4% à vista no segundo mês, além dos parcelamentos.

x