Brasil

Só 4% dos eleitos em outubro são negros

Nenhum político autodeclarado preto foi eleito governador.

Levantamento do Congresso em Foco revela que apenas 4% dos políticos eleitos em outubro (65 pessoas) se são negros. Eles somaram 10,7% das candidaturas (2.845) a todos os cargos disputados nestas eleições e foram eleitos senadores, deputados federais, estaduais e distritais. Nenhum político autodeclarado preto foi eleito governador. O levantamento levou em consideração os candidatos que se autodeclararam pretos à Justiça eleitoral.

De acordo com os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua trimestral (Pnad Contínua) do 3º trimestre de 2018; 8,8% da população brasileira (18.339 pessoas) se autodeclaram pretos.

No entanto, a análise comparativa entre a raça da população e dos candidatos eleitos esbarra em imprecisões. Isso porque tanto o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na Pnad, dependem de como cada cidadão se autodeclara.

SAIBA MAIS.:  Em cartas ao Papai Noel, crianças pedem de roupa até casa na árvore

Por exemplo, o IBGE entende como população negra a soma das pessoas que se consideram pretas e pardas. Se considerado este entendimento, os negros somam 55,7% dos brasileiros, 46% das candidaturas e 27% dos eleitos.

Avanços?

De 2014 para 2018 houve aumento do número de deputados federais pardos e pretos. Há quatro anos eram 103 congressistas, no ano que vem serão 125. No Senado, em 2014 eram cinco pardos e nenhum preto. Em 2019 serão 11 pardos e 3 pretos.

Entre os deputados federais, apenas 10 das 27 unidades da federação têm congressistas negros. São eles: Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Roraima, Santa Catarina e São Paulo. Já estados como Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul têm apenas deputados brancos.

SAIBA MAIS.:  ONG de futura ministra é acusada de tirar criança de mãe

Brancos no Poder

Nas Assembleias Legislativas a presença dos negros é ainda menor. Nos três estados da região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná), a porcentagem de políticos brancos é, respectivamente, de 98%; 97,5% e 89%. No Rio Grande do Sul, dos 55 eleitos deputado estadual, 54 são brancos.

Cinco unidades da federação não têm nenhum deputado estadual negro. São eles: Acre, Amazonas, Alagoas, Goiás, Sergipe.

Congresso em Foco.

0 comentário em “Só 4% dos eleitos em outubro são negros

Deixe um comentário