Cultura

Umbanda é tema de documentário de Projeto Experimental em Araraquara

Vídeo-documentário Avante Filhos de Fé será exibido nesta quarta-feira, dia 28, às 19h, na unidade I da universidade

Os estudantes do curso de Jornalismo da Universidade de Araraquara – Uniara, Adolfo Alves de Queiroz Neto, Camila Gonçalves Jardim, Rodolpho Henrique Cardoso e Sarah Geovana Barros da Silva, apresentarão seu Projeto Experimental, o vídeo-documentário “Avante Filhos de Fé”, nesta quarta-feira, dia 28 de novembro, às 19h, no auditório 4 da unidade I da instituição (rua Carlos Gomes, 1338, no Centro). A atividade é gratuita e é aberta ao público.

“É uma obra sobre a Umbanda, por meio do recorte da família Tomé, residente em Araraquara. Nosso objetivo é levar a Umbanda ao público leigo, apresentando-a em uma nova perspectiva, afim de contribuir com a informação sobre a religião e terminar com preconcepções que possam existir por conta da mistificação das práticas umbandistas”, explica o grupo.

SAIBA MAIS.:  Natal Mágico: confira os trajetos das paradas que encantam o público

Os estudantes afirmam que a religião sofre preconceito pela desinformação sobre seus rituais e cultos. “Apresentá-la, por meio de uma família que prática seus ritos há quatro gerações, é uma forma de abrir a mente do público ao mostrarmos os bastidores da religião em si”, dizem.

“Avante Filhos de Fé” foi orientado pela professora Luciane Ribeiro do Valle, que lembra que os alunos entrevistaram, além da família, especialistas que discutem a questão do preconceito não só religioso, mas também étnico. “A discussão não só é extremamente atual, como muito importante. Sinto-me bastante confortável em afirmar que a dedicação dos estudantes, para a produção do trabalho, foi intensa e disciplinada, pois desde quando decidiram pelo tema, mergulharam nesse universo com muitas leituras e vivências. Pude acompanhar bem de perto os crescimentos jornalístico e pessoal da equipe de produção do documentário”, finaliza.