Estudantes de Biologia ministram oficina de reciclagem para alunos da Escola Estadual
Home / Últimas Notícias / Facebook / Anews / Estudantes de Biologia ministram oficina de reciclagem para alunos da Escola Estadual

Estudantes de Biologia ministram oficina de reciclagem para alunos da Escola Estadual

Os estudantes do quarto ano do curso de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Gabriel Brand Leandro e Camila Reina, ministraram uma oficina de reciclagem para crianças da quarta série do ensino fundamental da Escola Estadual Narciso da Silva Cesar, nas últimas terça e quarta-feira, dias 10 e 11 de abril.

“Foi uma atividade de educação ambiental. A professora Claudia Galvão e a diretora da escola, Luci Fátima Montezuma, procuram a coordenação da graduação, pois queriam aprender o processo de reciclagem padrão. Já na oficina, conversamos sobre fazer papel e papel semente, sendo que este último, após ser usado, pode ser enterrado e existe a possibilidade de nascer uma flor, ou seja, isso é bem interessante por dar uma nova utilidade quando descartado”, destaca Leandro.

Ele conta que, antes da ida à escola, a docente ministrou uma aula teórica para os alunos. “Depois, ensinamos todo o processo, desde deixar o material de molho e da batida no liquidificador, até sua secagem. Cada aluno fez um papel”, detalha.

As crianças se interessaram bastante pela atividade, segundo o estudante. “Elas adoraram, assim como Claudia e Luci. Inclusive, a oficina, inicialmente, era para ser ministrada somente no dia 10, mas elas nos pediram para voltar no dia seguinte e fazer o curso mais uma vez, para outra turma”, revela.

Para Leandro, a experiência também foi um aprendizado para ele e Camila. “Poder participar de um projeto que tem contato com outras pessoas e ser um porta-voz é muito legal, assim como receber o ‘feedback’ dos alunos”, comenta.

Cláudia conta que ministra a disciplina “Práticas Experimentais”, “na qual nosso aluno ‘coloca a mão na massa’ a partir do conteúdo de ciências”. “Falamos da importância da reciclagem e da parte teórica da sustentabilidade. Estávamos fazendo outras atividades e, a partir disso, surgiu a ideia de trabalhar com a reciclagem. Se a criança sabe que depositar resíduo sólido na natureza não é bom, então, o que pode ser feito? Estudamos isso e chegamos à oficina”, explica.

A intenção inicial, de acordo com a docente, era que aprendessem o processo na própria Uniara, “mas os estudantes de Biologia ministraram a atividade na escola e foram sensacionais”. “Foram produzidas sessenta folhas. Agora, pretendemos continuar com essa parceria para futuros outros projetos, fundamentais para o avanço de aprendizagem. Além disso, as crianças veem estudantes da Uniara na escola e são estimuladas a fazerem um curso superior”, finaliza.

.
x

Check Also

Nota de Falecimento | 22 de abril 2018

.

Saúde começa nesta 2ª feira vacinação contra a gripe

.