Educação Saúde

XXI Semana da Assistência Farmacêutica Estudantil

Dia de Atenção Farmacêutica

A Semana de Assistência Farmacêutica Estudantil (SAFE) é um evento
promovido anualmente pelos estudantes de graduação de Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP, Campus de Araraquara, com a colaboração de docentes da Unidade, sem fins lucrativos, que visa transmitir à população, conhecimentos básicos de Saúde, além de reafirmar a importância do profissional farmacêutico dentro de suas
áreas de atuação.

Foto Ilustrativa

A I SAFE foi baseada no “Dia de Atenção Farmacêutica”, realizado anualmente durante o Encontro Nacional dos Estudantes de Farmácia (ENEF), sendo este de 2018, o vigésimo ano de realização do evento.
Com o apoio da Prefeitura Municipal de Araraquara, da Diretoria da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da UNESP, da reitoria da UNESP (através do programa PROEX), Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) e outras instituições, a SAFE vem sendo realizada na Praça Santa Cruz, localizada na região central do município de Araraquara, durante uma semana no mês de maio, atendendo a população das 9h às 17h.

SAIBA MAIS.:  Medicamentos a vencer devem ser entregues na Farmácia Solidária

Como este trabalho já ocorre há 20 anos, o mesmo tem se tornado tradição para a população. Em 2015, em torno de quatro mil pessoas participaram do evento, recebendo orientações acerca dos temas relacionados à saúde, incluindo a orientação no uso correto de medicamentos até a realização de testes de glicemia como indicativo de diabetes para encaminhamento médico.

Além do trabalho realizado na praça, há também o trabalho educativo sobre Saúde junto a crianças de escolas estaduais de Araraquara, o CrianSAFE, que tem como objetivo a orientação de jovens e adolescentes sobre temas de saúde pública de grande importância para essa faixa etária, como a educação sexual e o uso de álcool e drogas.

Neste sentido, a XX SAFE, será realizada nos dias 06 a 10 de maio de 2019, tem como objetivo dar continuidade nos trabalhos, sempre aprimorando o atendimento bem como nas informações, com novos temas e/ou abordagens, buscando sempre a melhoria da qualidade de vida da população.

SAIBA MAIS.:  Vereador questiona fiscalização de transportes escolares

São onze os temas a serem abordados na XX SAFE, a saber:

  1. Anemia (triagem de hematócrito)
  2. Diabetes (teste de fita reativa)
  3. Doenças Parasitárias
  4. Fitoterapia, Homeopatia e Plantas Tóxicas
  5. Alimentação e Saúde
  6. Educação sexual
  7. Hipertensão Arterial
  8. Prevenção do Câncer
  9. Primeiros Socorros e Prevenção de Acidentes
  10. Uso Correto de Medicamentos
  11. Redução de Danos
  12. PAFE social

O exposto permite destacar a importância da continuidade do evento, tanto para a população araraquarense, beneficiada com o atendimento e orientação prestada pelos instrutores universitários, bem como para o acadêmico, pelo contato com a população, suas necessidades e anseios. Este é um dos papéis da Universidade Pública perante a Sociedade: a responsabilidade social.